O Programa Residência Pedagógica possibilita ao estudante de licenciatura do IFRN o fortalecimento de sua formação inicial por meio de aprendizagens práticas oportunizadas pela vivência da realidade escolar enquanto campo profissional da docência, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências e experiências que foram desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do Programa para a formação de professores de Física, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas à imersão do residente na escola campo, além da discussão do período de regência em sala de aula por meio do referido programa. Serão analisados em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Física. Vale ressaltar a reflexão sobre esse aspecto ao considerar que pensar e praticar a formação de professores/as na perspectiva da construção coletiva implica no investimento e na criação de um espaço de confiança mútua, atentando para o cuidado e respeito com que o próprio grupo se coloca em relação uns aos outros. As diversas experiências obtidas no decorrer do Programa Residência Pedagógica por meio das ações desenvolvidas ao longo deste período foram satisfatórias e pertinentes para a formação docência. Pondero que os resultados obtidos ao longo das etapas de imersão na escola e na regência em sala de aula se tornaram norteadoras para a identificação de pontos positivos e também negativos que, de maneira geral, circundam o âmbito educacional brasileiro.