VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90391 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 16897 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA" "resumo" => "Este artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola” Básica e o perceber a teoria e a prática como indissociáveis. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do Estágio Curricular Supervisionado, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos durante o ECS, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e ressignificar dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As observações, construção de projetos de intervenção didático-pedagógico, realização de oficinas, participação nos momentos de planejamento, construção de sequências didáticas, docência, estudo de caso e outros, referendam a nossa percepção do quanto o estágio é um momento enriquecedor para a formação do professor de matemática, sobretudo por permitir a reflexão sobre a prática e, também, a formação de um perfil de professor-pesquisador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16897_TB4009_01122022171354.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍLIA SOARES SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMÍLIA" "autor_email" => "emiliasoares2013@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90391 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 16897 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA" "resumo" => "Este artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola” Básica e o perceber a teoria e a prática como indissociáveis. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do Estágio Curricular Supervisionado, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos durante o ECS, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e ressignificar dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As observações, construção de projetos de intervenção didático-pedagógico, realização de oficinas, participação nos momentos de planejamento, construção de sequências didáticas, docência, estudo de caso e outros, referendam a nossa percepção do quanto o estágio é um momento enriquecedor para a formação do professor de matemática, sobretudo por permitir a reflexão sobre a prática e, também, a formação de um perfil de professor-pesquisador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16897_TB4009_01122022171354.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍLIA SOARES SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMÍLIA" "autor_email" => "emiliasoares2013@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }