SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIOS E APRENDIZAGENS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90371 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3980 "inscrito_id" => 9205 "titulo" => "SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIOS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O presente estudo foi elaborado para participar do Grupo de Trabalho 10 (dez) de Educação Especial do VIII CONEDU do ano de 2022. O objetivo do trabalho é compreender a história da implantação, a organização normativa e a gestão escolar e pedagógica envolvendo as Práticas de Leitura e de Produção Escrita presentes nas salas de Apoio à Aprendizagem (SAA) ofertadas para o quinto ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do município de Foz do Iguaçu – PR. Para fundamentar teoricamente o estudo elenco alguns pesquisadores como: BAKHTIN, (2003, 2004); GONÇALVES, (2021); REILY, (2012); SILVA, (2019); SILVA (2021); VYGOTSKI, (1995, 1999, 2000), e outros autores que dialogam com a temática estudada. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com fins na pesquisa exploratória e os excertos analisados são documentos produzidos desde a implantação das salas de SAA até as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para essa análise recorre-se aos documentos de implantação e normatização, a Base Nacional Comum Curricular, a teoria Histórico-cultural e ao Círculo de Bakhtin para analisar as práticas de leitura e de produção escrita. Nesse percurso busca-se conhecer, dialogar, analisar a legislação e as propostas pedagógicas de práticas de leitura e de produção escrita. O Estudo se constitui e se desenvolve por meio da questão norteadora que apresenta a seguinte problematização: quais os desafios e aprendizagens encontrados no trabalho pedagógico das práticas de leitura e de produção escrita, desenvolvidas nas salas de apoio à aprendizagem? E assim a pesquisa se justifica, se teoriza e se organiza por meio do Componente Curricular de Língua Portuguesa, das práticas de linguagem e dos campos de atuação, objetos de estudo e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9205_TB3980_19092022162148.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE GALLERT" "autor_nome_curto" => "JANICE" "autor_email" => "janicegallert10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90371 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3980 "inscrito_id" => 9205 "titulo" => "SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIOS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O presente estudo foi elaborado para participar do Grupo de Trabalho 10 (dez) de Educação Especial do VIII CONEDU do ano de 2022. O objetivo do trabalho é compreender a história da implantação, a organização normativa e a gestão escolar e pedagógica envolvendo as Práticas de Leitura e de Produção Escrita presentes nas salas de Apoio à Aprendizagem (SAA) ofertadas para o quinto ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do município de Foz do Iguaçu – PR. Para fundamentar teoricamente o estudo elenco alguns pesquisadores como: BAKHTIN, (2003, 2004); GONÇALVES, (2021); REILY, (2012); SILVA, (2019); SILVA (2021); VYGOTSKI, (1995, 1999, 2000), e outros autores que dialogam com a temática estudada. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com fins na pesquisa exploratória e os excertos analisados são documentos produzidos desde a implantação das salas de SAA até as práticas pedagógicas desenvolvidas. Para essa análise recorre-se aos documentos de implantação e normatização, a Base Nacional Comum Curricular, a teoria Histórico-cultural e ao Círculo de Bakhtin para analisar as práticas de leitura e de produção escrita. Nesse percurso busca-se conhecer, dialogar, analisar a legislação e as propostas pedagógicas de práticas de leitura e de produção escrita. O Estudo se constitui e se desenvolve por meio da questão norteadora que apresenta a seguinte problematização: quais os desafios e aprendizagens encontrados no trabalho pedagógico das práticas de leitura e de produção escrita, desenvolvidas nas salas de apoio à aprendizagem? E assim a pesquisa se justifica, se teoriza e se organiza por meio do Componente Curricular de Língua Portuguesa, das práticas de linguagem e dos campos de atuação, objetos de estudo e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9205_TB3980_19092022162148.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE GALLERT" "autor_nome_curto" => "JANICE" "autor_email" => "janicegallert10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }