O “LUGAR” DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3907 "inscrito_id" => 10879 "titulo" => "O “LUGAR” DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este estudo faz parte do projeto de pesquisa “O ensino de geografia e a educação das relações étnico-raciais: análises a partir da temática história e cultura afro-brasileira e indígena”, a qual teve como pretensão refletir acerca dos desdobramentos da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino da Geografia na rede pública de educação básica do estado de Pernambuco. Neste sentido, o estudo buscou investigar e analisar as principais dificuldades e desafios impostos à educação básica, com ênfase à educação das relações étnico-raciais, pela pandemia da COVID-1. Assim, dispondo como discussão as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Geografia escolar para trabalhar as especificidades do tema proposto. Desse modo, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar pareceres, normativas, decretos e leis que regem o cenário do ensino remoto no estado de Pernambuco e a educação das relações étnico-raciais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário via google forms com os professores do componente curricular Geografia da rede estadual de Pernambuco. Foi possível constatar que existem normativas que regem e fomentam a inserção da educação das relações étnico-raciais e da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo da Geografia Escolar. Entretanto, apesar de haver todo esse aparato legislativo e jurídico, ainda ocorre de maneira lenta no componente curricular de Geografia a implementação da Lei 0.639/2003 e 11.645/2008. Foram constatados empecilhos por meio da comunidade externa ao trabalhar os temas relacionados à temática. Há duas explicações que impedem executar as leis citadas anteriormente e trazem à tona o racismo estrutural; a não valorização da diversidade cultural do Brasil e a ação de movimentos neopentecostais que nos últimos anos ganharam maior protagonismo intensificam os preconceitos e a perseguição às religiões de raízes africanas, cujo embargo acarreta na discriminação e no racismo estrutural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10879_TB3907_17112022173508.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA JESUS PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "EDUARDA FARIAS" "autor_email" => "ejpf@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3907 "inscrito_id" => 10879 "titulo" => "O “LUGAR” DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este estudo faz parte do projeto de pesquisa “O ensino de geografia e a educação das relações étnico-raciais: análises a partir da temática história e cultura afro-brasileira e indígena”, a qual teve como pretensão refletir acerca dos desdobramentos da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino da Geografia na rede pública de educação básica do estado de Pernambuco. Neste sentido, o estudo buscou investigar e analisar as principais dificuldades e desafios impostos à educação básica, com ênfase à educação das relações étnico-raciais, pela pandemia da COVID-1. Assim, dispondo como discussão as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Geografia escolar para trabalhar as especificidades do tema proposto. Desse modo, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar pareceres, normativas, decretos e leis que regem o cenário do ensino remoto no estado de Pernambuco e a educação das relações étnico-raciais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário via google forms com os professores do componente curricular Geografia da rede estadual de Pernambuco. Foi possível constatar que existem normativas que regem e fomentam a inserção da educação das relações étnico-raciais e da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo da Geografia Escolar. Entretanto, apesar de haver todo esse aparato legislativo e jurídico, ainda ocorre de maneira lenta no componente curricular de Geografia a implementação da Lei 0.639/2003 e 11.645/2008. Foram constatados empecilhos por meio da comunidade externa ao trabalhar os temas relacionados à temática. Há duas explicações que impedem executar as leis citadas anteriormente e trazem à tona o racismo estrutural; a não valorização da diversidade cultural do Brasil e a ação de movimentos neopentecostais que nos últimos anos ganharam maior protagonismo intensificam os preconceitos e a perseguição às religiões de raízes africanas, cujo embargo acarreta na discriminação e no racismo estrutural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10879_TB3907_17112022173508.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA JESUS PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "EDUARDA FARIAS" "autor_email" => "ejpf@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }