FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TICS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3857 "inscrito_id" => 11368 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TICS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO" "resumo" => "Este trabalho discute a importância das formações continuadas em serviço e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) no âmbito da sala de aula. Tem como objetivo principal abordar aspectos relevantes do processo de formação contínua e as possibilidades de incremento dessas formações à luz das TIC´s. Entende-se que o processo de formação contínua, que se entende como um movimento realizado durante toda a vida profissional do docente, traz consigo o preceito de que não deve existir ruptura entre o tempo de aprender e de trabalhar. Para este artigo, tomamos como arcabouço teórico as contribuições de autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005, 2007; IMBERNÓN, 2009; GATTI, 2008) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998), ainda FAVA (2014) e RIBEIRO (2005) que tratam das questões pertinentes às TICs. A utilização de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta que ressignifica o fazer docente é uma temática que vem despertando interesses e discussões na atualidade. É relevante ter a compreensão de que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, ainda mais com uma boa utilização das TICs educacionais. Em um novo cenário de transformações e exigências sociais, as TICs podem tornar-se elementos fortificadores de um trabalho educacional que vislumbre um engajamento ativo por parte dos estudantes, considerando seus conhecimentos de mundo e suas potencialidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11368_TB3857_22082022142442.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardox2811@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3857 "inscrito_id" => 11368 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TICS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO" "resumo" => "Este trabalho discute a importância das formações continuadas em serviço e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) no âmbito da sala de aula. Tem como objetivo principal abordar aspectos relevantes do processo de formação contínua e as possibilidades de incremento dessas formações à luz das TIC´s. Entende-se que o processo de formação contínua, que se entende como um movimento realizado durante toda a vida profissional do docente, traz consigo o preceito de que não deve existir ruptura entre o tempo de aprender e de trabalhar. Para este artigo, tomamos como arcabouço teórico as contribuições de autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005, 2007; IMBERNÓN, 2009; GATTI, 2008) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998), ainda FAVA (2014) e RIBEIRO (2005) que tratam das questões pertinentes às TICs. A utilização de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta que ressignifica o fazer docente é uma temática que vem despertando interesses e discussões na atualidade. É relevante ter a compreensão de que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, ainda mais com uma boa utilização das TICs educacionais. Em um novo cenário de transformações e exigências sociais, as TICs podem tornar-se elementos fortificadores de um trabalho educacional que vislumbre um engajamento ativo por parte dos estudantes, considerando seus conhecimentos de mundo e suas potencialidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11368_TB3857_22082022142442.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardox2811@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }