Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEI 10.639/2003 EM CURRÍCULOS DE ESCOLAS QUILOMBOLAS DE PENEDO-ALAGOAS: PRIMEIRAS REFLEXÕES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Essa pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo principal tem como objetivo primordial analisar como duas escolas quilombolas, situadas na cidade de Penedo-Alagoas, estão executando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, seus Currículos Escolares e que refletem suas práticas pedagógicas cotidianas. Como ferramenta metodológica iremos nos basear na Pesquisa Qualitativa, com ênfase em Estudos de Casos Múltiplos. Compreendemos que as lutas de organizações como o Movimento Negro Unificado, ganham destaque na sanção da Lei 13.639/2003, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (Lei nº 9394/1996) com a obrigatoriedade do Ensino da Cultura Africana e Afro-brasileira, nos Anos Fundamental e Médio, nas instituições de ensino públicas e privadas no país. Contudo, apesar da determinação da aplicabilidade da lei mencionada, autores/as como Machado (2014), Munanga (2005) e Gomes (2008), os quais irão fundamentar nossa pesquisa, mencionam que ainda existe uma lacuna que concerne à obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, nas escolas públicas e privadas, sendo que tal realidade não é diferente em escolas quilombolas. Consideramos que uma aliança com a educação decolonial no espaço escolar quilombola busca avançar muito além de ações pontuais e singulares. Espera-se, ao final da pesquisa, como produto final, criar novas possibilidades de se compreender a realidade concreta das escolas quilombolas, suas práticas pedagógicas, além da manutenção dos valores étnicos, identitários e culturais dos sujeitos participantes da investigação.

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