Essa pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo principal tem como objetivo primordial analisar como duas escolas quilombolas, situadas na cidade de Penedo-Alagoas, estão executando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, seus Currículos Escolares e que refletem suas práticas pedagógicas cotidianas. Como ferramenta metodológica iremos nos basear na Pesquisa Qualitativa, com ênfase em Estudos de Casos Múltiplos. Compreendemos que as lutas de organizações como o Movimento Negro Unificado, ganham destaque na sanção da Lei 13.639/2003, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (Lei nº 9394/1996) com a obrigatoriedade do Ensino da Cultura Africana e Afro-brasileira, nos Anos Fundamental e Médio, nas instituições de ensino públicas e privadas no país. Contudo, apesar da determinação da aplicabilidade da lei mencionada, autores/as como Machado (2014), Munanga (2005) e Gomes (2008), os quais irão fundamentar nossa pesquisa, mencionam que ainda existe uma lacuna que concerne à obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, nas escolas públicas e privadas, sendo que tal realidade não é diferente em escolas quilombolas. Consideramos que uma aliança com a educação decolonial no espaço escolar quilombola busca avançar muito além de ações pontuais e singulares. Espera-se, ao final da pesquisa, como produto final, criar novas possibilidades de se compreender a realidade concreta das escolas quilombolas, suas práticas pedagógicas, além da manutenção dos valores étnicos, identitários e culturais dos sujeitos participantes da investigação.