AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA DOCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90100 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3505 "inscrito_id" => 9579 "titulo" => "AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA DOCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O processo de formação de professores é cercado de questões que estão intimamente ligadas aos desafios que estes irão vivenciar no campo de atuação da docência, logo ao chegar à formação inicial os estudantes de licenciatura já trazem crenças sobre a docência e estas implicam na sua forma de enxergar o processo educacional. As crenças podem ser construídas na interação, no contexto e nas experiências. Este estudo teve como objetivo analisar crenças de estudantes de Licenciatura sobre o que é ser professor. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa que utilizou como aporte teórico bibliográfico os estudos de Silva (2007), Barcelos (2006), Mukai (2014), Freire (2014), entre outros autores que discutem a temática. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com estudantes do segundo período do curso de Licenciatura em Computação do IFPE Campus Afogados da Ingazeira. Entre os resultados obtidos destaca-se que os licenciandos em formação possuem crenças sobre a docência que influenciam sua visão sobre educação e a relação entre essas crenças e as ações desenvolvidas pelo sujeito podem impactar a formação docente. As crenças podem, dentro de seu caráter influenciador, implicar na escolha de estratégias para o ensino, bem como no comportamento dos professores diante de situações que surgirem em sala de aula e na forma como guiá-las. Considera-se por fim que as crenças permeiam o processo de ensino e aprendizagem e influenciam, de forma positiva ou negativa, as práticas dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9579_TB3505_10082022231455.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA" "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90100 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3505 "inscrito_id" => 9579 "titulo" => "AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA DOCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O processo de formação de professores é cercado de questões que estão intimamente ligadas aos desafios que estes irão vivenciar no campo de atuação da docência, logo ao chegar à formação inicial os estudantes de licenciatura já trazem crenças sobre a docência e estas implicam na sua forma de enxergar o processo educacional. As crenças podem ser construídas na interação, no contexto e nas experiências. Este estudo teve como objetivo analisar crenças de estudantes de Licenciatura sobre o que é ser professor. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa que utilizou como aporte teórico bibliográfico os estudos de Silva (2007), Barcelos (2006), Mukai (2014), Freire (2014), entre outros autores que discutem a temática. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com estudantes do segundo período do curso de Licenciatura em Computação do IFPE Campus Afogados da Ingazeira. Entre os resultados obtidos destaca-se que os licenciandos em formação possuem crenças sobre a docência que influenciam sua visão sobre educação e a relação entre essas crenças e as ações desenvolvidas pelo sujeito podem impactar a formação docente. As crenças podem, dentro de seu caráter influenciador, implicar na escolha de estratégias para o ensino, bem como no comportamento dos professores diante de situações que surgirem em sala de aula e na forma como guiá-las. Considera-se por fim que as crenças permeiam o processo de ensino e aprendizagem e influenciam, de forma positiva ou negativa, as práticas dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9579_TB3505_10082022231455.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA" "autor_email" => "amelhinha4@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }