O desenvolvimento de produtos educacionais tecnológicos que facilite a aprendizagem tendo como princípio a interatividade é uma estratégia para envolver os estudantes em todas as etapas da construção do produto educativo, o que torna imprescindível para a manutenção e dinamismo das aulas. Este artigo é resultado de uma pesquisa do Curso de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (PROFCIAMB/UFPE) que tem como pré-requisito para sua conclusão a produção de um produto técnico e tecnológico. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar a importância da interatividade como estratégia para uma aprendizagem significativa no âmbito das ciências ambientais através do desenvolvimento de produtos educacionais tecnológicos: um aplicativo e um blog, nos quais foram aplicados com estudantes do Ensino Fundamental - anos iniciais e finais, em duas escolas públicas municipais do Estado de Pernambuco. Os produtos educacionais tecnológicos desenvolvidos estão fundamentados na Base Nacional Comum Curricular, quando estabelece e incentiva a cultura digital e fortalece a autonomia nos estudantes (BNCC, 2017), e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). A metodologia utilizada teve uma abordagem quali-quantitativa do tipo pesquisa participante e os produtos foram desenvolvidos uma perspectiva multidisciplinar. Partindo das pesquisas e observações das construções até as aplicações dos produtos tecnológicos educacionais em diferentes contextos, foi possível verificar que os produtos foram bem avaliados nas comunidades que foram aplicados, trazendo experiências positivas no processo de ensino e aprendizagem no âmbito das ciências ambientais.