A pandemia da Covid-19 tem causado um impacto negativo na aprendizagem dos estudantes, esteja ele em qual nível for. Contudo, quando se pensa nas crianças em processo de alfabetização, isso é ainda mais grave. Durante o retorno às aulas presenciais, após aplicação e análise dos resultados da avaliação diagnóstica da leitura dos educandos, um dado logo se apresentou, qual seja: a maioria dos alunos, inclusive do 5º Ano, serem não leitores. Essa realidade nos fez pensar em uma forma de minimizar o grau dessa defasagem que constatamos. Nesse sentido, surge o “Apoio Pedagógico à Leitura”, um projeto cujo objetivo é preencher uma lacuna correspondente ao fraco ou em alguns casos, inexistente, desenvolvimento da leitura de alunos(as) da Educação Básica I, em escolas da Rede Pública da Paraíba. A hipótese suscitada é a de que as dificuldades de leitura, não ocorram pelo fator, incapacidade de aprender, mas sim por uma soma de problemas no processo formativo, dentre os quais a falta de interesse se destaca. Ademais, evidenciamos as questões de cunho sociais, agravadas durante a pandemia, a exemplo da falta de acesso às TIC’s, Diante do exposto, as ações do projeto seguiram tentando minimizar a pouco leitura dos sujeitos aprendentes, tendo para isso se amparado no método fônico, sua variedade de materiais e instrumentos pedagógicos produzidos a partir do alfabeto das onomatopeias. Toda a ação teve início no primeiro semestre de 2022, sendo evidente os resultados positivos, no ganho de confiança e habilidade de leitura gerada pelo trabalho do projeto. Houve, pois, o desenvolvimento de uma consciência fonológica na medida que foram aprendendo a relação letra/som e som/letra. Portanto, instrução fônica, sistemática e explícita é uma maneira prática e positiva da criança aprender a ler em menos tempo, tendo em vista a experiência gerada junto ao projeto.