ALFABETIZAÇÃ FÔNICA: UM MERGULHO PARA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA I
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89917 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3278 "inscrito_id" => 15546 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃ FÔNICA: UM MERGULHO PARA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA I" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 tem causado um impacto negativo na aprendizagem dos estudantes, esteja ele em qual nível for. Contudo, quando se pensa nas crianças em processo de alfabetização, isso é ainda mais grave. Durante o retorno às aulas presenciais, após aplicação e análise dos resultados da avaliação diagnóstica da leitura dos educandos, um dado logo se apresentou, qual seja: a maioria dos alunos, inclusive do 5º Ano, serem não leitores. Essa realidade nos fez pensar em uma forma de minimizar o grau dessa defasagem que constatamos. Nesse sentido, surge o “Apoio Pedagógico à Leitura”, um projeto cujo objetivo é preencher uma lacuna correspondente ao fraco ou em alguns casos, inexistente, desenvolvimento da leitura de alunos(as) da Educação Básica I, em escolas da Rede Pública da Paraíba. A hipótese suscitada é a de que as dificuldades de leitura, não ocorram pelo fator, incapacidade de aprender, mas sim por uma soma de problemas no processo formativo, dentre os quais a falta de interesse se destaca. Ademais, evidenciamos as questões de cunho sociais, agravadas durante a pandemia, a exemplo da falta de acesso às TIC’s, Diante do exposto, as ações do projeto seguiram tentando minimizar a pouco leitura dos sujeitos aprendentes, tendo para isso se amparado no método fônico, sua variedade de materiais e instrumentos pedagógicos produzidos a partir do alfabeto das onomatopeias. Toda a ação teve início no primeiro semestre de 2022, sendo evidente os resultados positivos, no ganho de confiança e habilidade de leitura gerada pelo trabalho do projeto. Houve, pois, o desenvolvimento de uma consciência fonológica na medida que foram aprendendo a relação letra/som e som/letra. Portanto, instrução fônica, sistemática e explícita é uma maneira prática e positiva da criança aprender a ler em menos tempo, tendo em vista a experiência gerada junto ao projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15546_TB3278_26112022143900.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaita002@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89917 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3278 "inscrito_id" => 15546 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃ FÔNICA: UM MERGULHO PARA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA I" "resumo" => "A pandemia da Covid-19 tem causado um impacto negativo na aprendizagem dos estudantes, esteja ele em qual nível for. Contudo, quando se pensa nas crianças em processo de alfabetização, isso é ainda mais grave. Durante o retorno às aulas presenciais, após aplicação e análise dos resultados da avaliação diagnóstica da leitura dos educandos, um dado logo se apresentou, qual seja: a maioria dos alunos, inclusive do 5º Ano, serem não leitores. Essa realidade nos fez pensar em uma forma de minimizar o grau dessa defasagem que constatamos. Nesse sentido, surge o “Apoio Pedagógico à Leitura”, um projeto cujo objetivo é preencher uma lacuna correspondente ao fraco ou em alguns casos, inexistente, desenvolvimento da leitura de alunos(as) da Educação Básica I, em escolas da Rede Pública da Paraíba. A hipótese suscitada é a de que as dificuldades de leitura, não ocorram pelo fator, incapacidade de aprender, mas sim por uma soma de problemas no processo formativo, dentre os quais a falta de interesse se destaca. Ademais, evidenciamos as questões de cunho sociais, agravadas durante a pandemia, a exemplo da falta de acesso às TIC’s, Diante do exposto, as ações do projeto seguiram tentando minimizar a pouco leitura dos sujeitos aprendentes, tendo para isso se amparado no método fônico, sua variedade de materiais e instrumentos pedagógicos produzidos a partir do alfabeto das onomatopeias. Toda a ação teve início no primeiro semestre de 2022, sendo evidente os resultados positivos, no ganho de confiança e habilidade de leitura gerada pelo trabalho do projeto. Houve, pois, o desenvolvimento de uma consciência fonológica na medida que foram aprendendo a relação letra/som e som/letra. Portanto, instrução fônica, sistemática e explícita é uma maneira prática e positiva da criança aprender a ler em menos tempo, tendo em vista a experiência gerada junto ao projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15546_TB3278_26112022143900.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaita002@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }