O presente estudo tem o intuito de compreender como a integração curricular tem sido abordada nos trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil. A ênfase foi dada sobre a integração curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, visto que são essas instituições que ofertam a maior parte dos cursos dessa modalidade. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, em que se buscou e analisou os trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), elaborados entre os anos de 2017 e 2022. Os resultados dessa análise apontam que a integração curricular ainda esbarra em diversas situações e contextos – a falta de compreensão do que é a integração curricular, os déficits na formação inicial e continuada dos docentes, as diretrizes curriculares – que dificultam, e limitam, a sua efetivação, tendo por consequência um ensino médio integrado, com um currículo “desintegrado”. É notável, assim, que há um distanciamento entre teoria e prática nessa modalidade de ensino, reforçando a dualidade histórica existente entre a educação propedêutica e a educação profissional. Ao fazer a análise desses estudos, ainda é possível perceber que existe uma grande inquietação sobre a temática em questão, gerando um número expressivo de discussões. Da mesma forma, observa-se que, mesmo timidamente, tem sido ensaiado pelos professores a realização de articulação e integração entre os conhecimentos e entre os componentes curriculares no EMI, porém, ainda não se trata de uma condição hegemônica.