RESUMO O presente trabalho retrata a dinâmica do desenvolvimento do processo de Formação Continuada na equipe de Professores Formadores que atendem aos docentes dos Anos Finais, das áreas urbana e rural na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Busca-se evidenciar o significado das ações colaborativas para a qualidade e melhoria desta dinâmica formativa, seus elementos que integram tais práticas e seus desdobramentos do contexto em formação. A análise tem cunho qualitativo, pautaram-se na prática baseada na revisão de literatura e nas experiências exitosas da equipe em questão, apresentados via matriz SWOT/FOFA para o diagnóstico das ações na tessitura da Formação Continuada docente. O trabalho evidenciou que a consideração dos vários aspectos que compõem o processo de Formação Continuada como os atos de colaboração e coletividade, trabalho em equipe, operacionalização de estrutura formativa, organização, fluxo de ações que perpassam do processo introdutório ao pós formação, avaliação contínua de todas as fases, planejamento, experiência, seu tempo de serviço e trajetória nessa caminhada docente. A consideração dos aspectos descritos acima deve estar articulada ao embasamento teórico referente aos elementos alvo do contexto, assim como aspectos conceituais e os atos colaborativos, ampliando o campo de discussão dialógica, construtiva e a compreensão de práticas inconscientes e aleatórias frente aos desafios e discordâncias da dicotomia teoria x práxis, que é permeada por atos colaborativos que concretizam as intencionalidades de práticas emancipatórias em tempos e espaços desafiadores do cotidiano docente.