PROPOSTAS DE ESCRITA NA COLEÇÃO NOVO PITANGUÁ LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÃO RECURSIVA/PROCESSUAL E INTERATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89698 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3022 "inscrito_id" => 13054 "titulo" => "PROPOSTAS DE ESCRITA NA COLEÇÃO NOVO PITANGUÁ LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÃO RECURSIVA/PROCESSUAL E INTERATIVA" "resumo" => "As novas abordagens sobre o ensino da produção escrita têm provocado mudanças significativas nas propostas expressas em livros didáticos, tendo em vista a reflexão acerca das etapas que constituem a escrita e sobre sua função interativa. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre propostas de ensino da produção escrita que compreendem os processos de revisão e reescrita em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa/anos iniciais. Para tanto, recorremos às orientações do eixo da produção de textos presentes na BNCC, aos estudos relativos ao tratamento da produção textual (ANTUNES, 2003; REINALDO, 2020) e aos processos de revisão e reescrita textual (BRANDÃO, 2007; FIAD, 2006; GASPAROTTO, 2014; MENEGASSI, 2013 e ROCHA, 2008). Para o desenvolvimento do estudo, seguimos o paradigma qualitativo e adotamos a recolha de documentos como o principal procedimento. Para discussão e análise de propostas de escrita presentes na coleção Novo Pitanguá: língua portuguesa, estabelecemos dois eixos: 1) Orientações para produção de textos: caracterização à luz do Eixo Produção Escrita na BNCC e 2) Escrita, revisão e reescrita: concepção de escrita subjacente em proposta expressa no manual do 3º ano. De acordo com os resultados a Coleção prioriza a contextualização da situação comunicativa e as condições de produção; assume o texto como unidade de trabalho e focaliza as diferentes etapas da produção escrita; adota uma concepção recursiva/processual e interativa de escrita, pois, além das etapas da escrita, prevê a participação do outro/colega/professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13054_TB3022_03102022154500.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89698 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3022 "inscrito_id" => 13054 "titulo" => "PROPOSTAS DE ESCRITA NA COLEÇÃO NOVO PITANGUÁ LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÃO RECURSIVA/PROCESSUAL E INTERATIVA" "resumo" => "As novas abordagens sobre o ensino da produção escrita têm provocado mudanças significativas nas propostas expressas em livros didáticos, tendo em vista a reflexão acerca das etapas que constituem a escrita e sobre sua função interativa. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre propostas de ensino da produção escrita que compreendem os processos de revisão e reescrita em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa/anos iniciais. Para tanto, recorremos às orientações do eixo da produção de textos presentes na BNCC, aos estudos relativos ao tratamento da produção textual (ANTUNES, 2003; REINALDO, 2020) e aos processos de revisão e reescrita textual (BRANDÃO, 2007; FIAD, 2006; GASPAROTTO, 2014; MENEGASSI, 2013 e ROCHA, 2008). Para o desenvolvimento do estudo, seguimos o paradigma qualitativo e adotamos a recolha de documentos como o principal procedimento. Para discussão e análise de propostas de escrita presentes na coleção Novo Pitanguá: língua portuguesa, estabelecemos dois eixos: 1) Orientações para produção de textos: caracterização à luz do Eixo Produção Escrita na BNCC e 2) Escrita, revisão e reescrita: concepção de escrita subjacente em proposta expressa no manual do 3º ano. De acordo com os resultados a Coleção prioriza a contextualização da situação comunicativa e as condições de produção; assume o texto como unidade de trabalho e focaliza as diferentes etapas da produção escrita; adota uma concepção recursiva/processual e interativa de escrita, pois, além das etapas da escrita, prevê a participação do outro/colega/professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13054_TB3022_03102022154500.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }