O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada em Campina Grande-PB. Para a execução dessa pesquisa foram consideradas as seguintes discussões: a participação dos jovens nas mais variadas redes socias da internet que incentivem práticas de protagonismo; a construção de identidades virtuais e a reflexão de suas culturas e valores; os conflitos internos e externos gerados pelo uso das mídias virtuais e a necessidade de atividades pedagógicas voltadas para os novos letramentos digitais. A pesquisa teve como objetivo geral proporcionar aos estudantes do ensino médio a visão de práticas éticas na internet, por meio do letramento digital com foco na produção e divulgação de conhecimentos para despertar o interesse nos processos emancipatórios críticos e saudáveis da cultura digital, e como objetivos específicos: a) conhecer as ferramentas digitais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades necessárias nas práticas sociais da internet; b) investigar e caracterizar os fenômenos das fake news; b) desmistificar e conscientizar sobre práticas de cancelamento nas redes sociais; c) discutir os aspectos no mundo das mídias sociais que influenciam na saúde emocional dos jovens para desenvolver dispositivos que amenizem e aprimorem a inteligência emocional d) identificar as competências necessárias para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos no ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo documental e pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos esse projeto nos estudos sobre educação midiática de Buckinham (2019, 2010) fake news por Braga (2018) e cancelamento digital nas investigações de Macedo (2017) e Freitas (2017). De forma geral, averiguamos que a pesquisa-ação obteve sucesso, pois os sujeitos estudantes envolvidos apresentaram práticas de conhecimento, curiosidade, práticas éticas nas mídias digitais visíveis em ações autorais e críticas.