Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CLASSE POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO E O USO DE RESUMOS BIOGRÁFICOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89678
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2999
    "inscrito_id" => 9491
    "titulo" => "A CLASSE POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO E O USO DE RESUMOS BIOGRÁFICOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa doutoral acerca das experiências dos estudantes de origem popular nos programas de pós-graduação stricto sensu. A fim de compreender as complexas estratégias para a aquisição de novos marcadores de afiliação e capitais simbólicos, realizamos um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte que, dentre as metodologias de coleta dados, destacou-se as 12 entrevistas semiestruturadas com estudantes de origem popular. Em articulação com os pressupostos da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013) construímos resumos biográficos sobre a trajetória pessoal, escolar e acadêmica de cada interlocutor. Como resultado, esse recurso metodológico propiciou um panorama abrangente de cada ator social, para além dos fragmentos significativos de falas dos entrevistados. Com inspirações no jornalismo, por meio das produções de Vilas Boas (2002; 2008), concebemos os resumos biográficos, com ares literários, mas fidedignos, como uma poderosa ferramenta analítica e interpretativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9491_TB2999_01122022125259.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO"
    "autor_nome_curto" => "DAYSE ARAÚJO"
    "autor_email" => "edilenedayse@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89678
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2999
    "inscrito_id" => 9491
    "titulo" => "A CLASSE POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO E O USO DE RESUMOS BIOGRÁFICOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa doutoral acerca das experiências dos estudantes de origem popular nos programas de pós-graduação stricto sensu. A fim de compreender as complexas estratégias para a aquisição de novos marcadores de afiliação e capitais simbólicos, realizamos um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte que, dentre as metodologias de coleta dados, destacou-se as 12 entrevistas semiestruturadas com estudantes de origem popular. Em articulação com os pressupostos da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013) construímos resumos biográficos sobre a trajetória pessoal, escolar e acadêmica de cada interlocutor. Como resultado, esse recurso metodológico propiciou um panorama abrangente de cada ator social, para além dos fragmentos significativos de falas dos entrevistados. Com inspirações no jornalismo, por meio das produções de Vilas Boas (2002; 2008), concebemos os resumos biográficos, com ares literários, mas fidedignos, como uma poderosa ferramenta analítica e interpretativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9491_TB2999_01122022125259.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO"
    "autor_nome_curto" => "DAYSE ARAÚJO"
    "autor_email" => "edilenedayse@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa doutoral acerca das experiências dos estudantes de origem popular nos programas de pós-graduação stricto sensu. A fim de compreender as complexas estratégias para a aquisição de novos marcadores de afiliação e capitais simbólicos, realizamos um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte que, dentre as metodologias de coleta dados, destacou-se as 12 entrevistas semiestruturadas com estudantes de origem popular. Em articulação com os pressupostos da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013) construímos resumos biográficos sobre a trajetória pessoal, escolar e acadêmica de cada interlocutor. Como resultado, esse recurso metodológico propiciou um panorama abrangente de cada ator social, para além dos fragmentos significativos de falas dos entrevistados. Com inspirações no jornalismo, por meio das produções de Vilas Boas (2002; 2008), concebemos os resumos biográficos, com ares literários, mas fidedignos, como uma poderosa ferramenta analítica e interpretativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.