Com o avanço tecnológico, surgem vários equipamentos eletrônicos necessários para acompanhar essa demanda. Tal situação acarreta no descarte, muitas vezes incorreto, desses aparelhos. É sabido que o descarte incorreto de componentes eletrônicos compromete o meio ambiente e a saúde humana, pois contêm substâncias tóxicas. As empresas buscam as rápidas reposições de seus produtos, levando-os aos seus usuários de forma prática e de maneira que durem por um curto período de tempo, mas poucas preocupam-se em formas de como reaproveitar os descartes de um jeito sustentável. Evidenciado tal fato, este trabalho objetiva expor a importância da existência de uma disciplina de cunho ambiental para o correto manejo de equipamentos eletrônicos no Curso Técnico em Informática na Modalidade Integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica e análise documental cujo objeto de análise foi o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática na Modalidade Integrada do IFRN. Como principais resultados, observou-se que o PPC supracitado careca de atualizações há bastante tempo e, em decorrência disso, pode ser considerado obsoleto em determinados aspectos. Além disso, apesar dele objetivar formar profissionais que se importem com a questão ambiental, não contemplam esse assunto em nenhuma ementa das disciplinas técnicas. Com isso, ficou clara a necessidade da existência de uma disciplina técnica de cunho ambiental a qual permitiria uma melhor gestão dos resíduos eletrônicos.