O presente trabalho foi elaborado a partir das observações e inquietações surgidas durante aulas de reforço escolar ministradas em domicílio com aluno do ensino infantil e fundamental. Este resumo trata-se de um trabalho desenvolvidos com alunos do ensino infantil, fundamental I e II da Escola Municipal Cidadã Integral Laureano Leão de Lima no Distrito de Serrinha pertencente ao Munícipio de Bom Sucesso – PB. O objetivo do trabalho foi identificar as principais dificuldades e lacunas no processo no ensino aprendizagem e relatar o avanços promovidos pelo reforço escolar. De forma a contextualizar, podemos destacar que a área de estudo apresenta apenas uma única escola como alternativa educativa da comunidade, permitindo assim associar o fato da grande dificuldade em todos os níveis de ensino. As principais dificuldades identificadas são relacionadas a leitura e escrita, onde para o ensino infantil e fundamental anos iniciais há grande dificuldade na (i) identificação de letras, (ii) união de sílabas na formação de palavras, (iii) interpretação e produção de textos. O reflexo desta limitações na base do ensino pode ser comprovada quando identificamos limitações semelhantes e agravadas para o ensino fundamental anos finais, onde podemos destacar (i) escrita correta das palavras, (ii) pontuação, (iii) separação silábica e (iv) interpretação textual. Com o acompanhamento do reforço escolar foi possível identificar melhorias, principalmente para o ensino infantil e fundamental anos iniciais, na identificação de sílabas, formação adequada das palavras e construção de pequenos textos. Deste modo, podemos afirmar que reforço escolar tem se apresentado como um ótimo recurso pedagógico na recuperação da aprendizagem dos alunos, contribuindo ainda para o desenvolvimento de habilidade que poderão ser facilitadoras do processo de aprendizagem ao longo dos anos seguintes.