Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS IMERSIVAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com o início do novo século, e a imersão da população nas novas tecnologias digitais e multimídias, a educação e a escola, tornam-se palco de renovações e imersões tecnológicas, que são pilares de incentivo e sustento para uma renovação no sistema de ensino. Hoje com o crescente acesso às inovações tecnológicas podemos contar com o uso de metodologias imersivas para estimular discentes e docentes quanto ao processo de ensino aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo averiguar por meio da revisão sistemática da literatura quais são as contribuições das metodologias imersivas no ensino de biologia, bem como suas vantagens enquanto metodologia de ensino, a fim de identificar estratégias que contribuam para o ensino aprendizagem como ferramenta educativa. As metodologias imersivas criam condições para uma participação mais ativa dos discentes, possibilitando através da realidade virtual e aumentada, softwares e simuladores específicos, jogos, gamificação e recursos que são capazes de proporcionar um aprendizado mais interativo e intimamente ligado a situações reais. Utilizando-se das técnicas de Revisão Sistemática da Literatura, tendo como base de dados científicos SciELO e CAPES, buscou-se compreender no período de 2012 a 2022 as metodologias imersivas como agente propulsor do conhecimento ativo entre os discentes no ensino de biologia. Foram utilizadas palavras-chaves em língua portuguesa dentro da temática pesquisada, articulada com descritores AND e OR para melhor filtragem dos resultados nos bancos de dados, como também foram usados alguns critérios de inclusão e exclusão para chegar ao quantitativo final de textos selecionados para o estudo. Esta pesquisa conclui que o uso de métodos imersivos na educação tem se tornado viável com o avanço das tecnologias que dão alicerce à aprendizagem imersiva, fazendo com que as perspectivas de ensino aprendizagem se tornem mais divertidas, ativas e com maior promoção de investigação, a descoberta e engajamento dos discentes.

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