A Rede Cuca, situada na capital cearense, projeta-se socialmente preconizando sempre oportunizar aos jovens periféricos condições para uma integralização e ascensão sócio-político-cultural e também educacional. As múltiplas atividades desenvolvidas nessa rede não se restringem aos jovens enquanto aprendentes, mas abrangem o nicho de funcionárias(os) lotados também naquela instituição. Enquanto agência promotora de letramento, são ofertados cursos tidos como de capacitação visando responder às exigências sociais condicionadas pelo público transeunte. Percebendo-se que surdos usuários de Libras passaram a usufruir daquele espaço, a gestão vigente tendo como escopo promover um diálogo equitativo, apensou ao projeto Reconhecer e Mudar (Recognize and Change) a temática Cultura Surda (LADD, 2003). Tal iniciativa ocorreu em tempo-espaço (BAKHTIN ,2018) pandêmico no ano de 2021. Através de uma transposição de experiências pessoais em direção a uma publicização, recorreu-se a intentos metodológicos que se perfazem de abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo (SEVERINO, 2007; PRODANOV , FREITAS 2013), sendo enroupados por narrativas pessoais (GROLLMUS; TARRÉS, 2015) . Ademais, optou-se pelo uso do printscreen possibilitando, desta feita, o registro das diversas manifestações da linguagem presentificadas neste projeto de letramento – os textos , bem como as escrituras em cada etapa do projeto subsidiaram as análises que se situam no campo dos gêneros discursivos (BAKHTIN,2019).