O trabalho teve por objetivo compreender como as metodologias ativas vêm sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas na área do ensino de ciências/biologia, por meio de uma revisão sistemática de literatura. Realizaram-se buscas por trabalhos publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2022), foi definido para a busca a área de conhecimento “Educação” sendo utilizado a base de dados disponibilizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram definidos três descritores: a) “metodologia ativa”; b) “ensino” e c) “biologia”. Para tanto, definiu-se a seguinte string de busca: “Metodologia ativa” AND “ensino de biologia” OR “ensino de Ciências Biológicas”. A busca realizada a partir da string obteve inicialmente um total 28.271 trabalhos, após a aplicação dos filtros chegou em 457, ao selecionar o “Assunto: Educação” caiu para 46 publicações. A partir disso, chegou-se ao número de 20 artigos que estavam plenamente de acordo com o que se estabeleceu como critério, após leitura dos resumos, 04 foram escolhidos para analise. O ensino de ciências/biologia frente as atuais demandas da sociedade e das inovações técnicas e científicas necessita formar recursos humanos capazes de compreender muito além dos conceitos tradicionais sobre a vida. Espera-se formar cidadãos que desempenhem com habilidades a resolução de problemas com responsabilidade e criatividade.