Pensar em construir uma escola que acolha e inclua as adversidades presentes no espaço escolar, vai além de aceitar as diversas diferenças sociais, culturais e familiares, pois sabemos que é na escola que as relações podem se fortalecer por meio de novas possibilidades didáticas e pedagógicas. Sendo assim, este artigo surge do desejo de (re)conhecer a família homoparental no ambiente educativo e garantir sua permanência com respeito, qualidade e equidade, buscando superar os desafios impostos por pessoas que ainda apresentam pensamentos tradicionais e preconceituosos. Neste estudo serão apresentadas algumas possibilidades que poderão colaborar para construção de ações acolhedoras e inclusivas deste arranjo familiar e (re)conhecer a sua identidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é o de compreender o processo de composição da família homoparental e fortalecer a sua permanência na escola por meio de possibilidades que ajudarão no reconhecimento, acolhimento e inclusão, superando assim, os desafios. A nossa pesquisa tem o caráter bibliográfico por nos debruçarmos nos estudos de ZAMBRANO (2006, 2001); ÁRIES e DONZELOT (1973); OLIVEIRA (2009) e LOURO (2001), como também é uma pesquisa de campo com caráter qualitativo por realizarmos visitas às escolas e fazermos entrevistas com profissionais da educação e algumas famílias homoparentais das escolas visitadas.