HERINGER, Elisangela Silva et al.. Atividades interdisciplinares: uma visão discente. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89253>. Acesso em: 13/11/2024 04:05
O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar, sob a perspectiva do alunado do Pré-Vestibular Social Futuro em Curso, projeto piloto do SESC Rio, a receptividade e a relevância das atividades interdisciplinares desenvolvidas em sala de aula e outros espaços educativos não formais a que esse público está inserido na construção e na consolidação dos saberes acadêmico e da leitura de mundo. A partir de uma pesquisa realizada com os próprios alunos, entendidos como parte ativa do e no processo de aprendizagem, a equipe pedagógica pretende avaliar como as práticas educativas desenvolvidas no âmbito de um curso de pré-vestibular inovador buscavam romper com o caráter estanque e segmentando das disciplinas escolares, característica comum na vivência escolar, e apostar em redes dialógicas, enriquecedoras, dinâmicas e promovedoras de novos saberes e de novas formas de pensar, de viver e de (re)fazer o conhecimento, superando a ideia de acesso e de mero armazenamento de conteúdos cobrados em exames e provas de vestibulares, em perspectivas transgressoras. O que a pesquisa aponta, portanto, é que essas práticas educativas integradoras, dialógicas e interdisciplinares se constituem como práticas poucos vivenciadas pelos alunos no sistema formal de ensino a que estavam matriculados e que o contato com elas possibilitou o enriquecimento do seu repertório sociocultural e a ampliação da ideia de conhecimento como um produto em rede, em processos constantes e em que eles próprios participam efetivamente na construção do seu próprio saber. Para além do ganho pedagógico, o que as vivências interdisciplinares - a saber: aulões, sessões de cinema, cine-debate, aulas invertidas, passeios, festivais culturais e esportivos, - sinalizam, a partir das considerações discentes, é que a noção de cidadania, a formação ética, plena e humanizadora foram ampliadas na prática cotidiana, em diálogo com algumas ideias de Paulo Freire, com quem dialogamos teoricamente.