RESUMO O presente trabalho apresenta uma reflexão e análise sobre o Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Rio Largo e suas contribuições para a prática de ensino dos professores alfabetizadores no processo de recomposição da aprendizagem em leitura e escrita das turmas do ciclo de alfabetização. O Programa consta de uma formação especifica que busca conectar os saberes teórico e a prática docente voltada para o desenvolvimento de competências dos professores alfabetizadores na formulação de objetivos, conteúdos e metodologias para alfabetizar letrando, com a finalidade de trabalhar na recomposição da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, em defasagem devido a pandemia. O objetivo desta pesquisa é o de captar os efeitos da formação continuada nas práticas de alfabetização e, por consequência, nas aprendizagens das crianças. Como caminho metodológico usamos a abordagem bibliográfica e a pesquisa de natureza qualitativa onde foram empregados diferentes procedimentos para a coleta de dados: entrevista, observação in loco e participação nas formações continuadas. No que diz respeito aos sujeitos dessa pesquisa procuramos trabalhar especificamente com os professores alfabetizadores do 1º e 2º ano, de cinco escolas da rede municipal. O estudo foi sustentado por teóricos como: Libâneo 1982, Nóvoa 1992, Perrenoud 1993, Fazenda 2004, Kramer 2010, Alves 2017, Soares 2017. Os resultados apontam que a formação continuada mostrou-se como uma das principais formas de enfrentamento do baixo desempenho das crianças em leitura e escrita e tem contribuído efetivamente para o aprofundamento e estudos sobre a perspectiva do alfabetizar letrando, redimensionou a atuação de alguns professores, embora, ainda seja evidente a distância, em muitos casos, entre o discurso e a prática pedagógica docente.