AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89130 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 14030 "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleo" "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89130 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 14030 "titulo" => "AULA DE CAMPO, LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAJEM. “CONHECENDO UM PONTO TURÍSTICO E A PRODUÇÃO DE GUIA DE VIAJEM”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz no município de Peixoto de Azevedo - MT, pela disciplina de língua portuguesa e teve como principal objetivo demonstrar as diferenças na metodologia de ensino aprendizagem entre uma aula ministrada em sala de forma teórica e uma aula ministrada de forma prática com obtenção e analise de dados por parte do estudantes, fomentando a possibilidade de compreender a aplicabilidade das temáticas estudadas em sala de aula na vida de cada indivíduo, a temática selecionada para tal, foi o gênero textual Guia de Viajem, onde de forma simples e objetiva os alunos foram apresentados a teoria e pós isso, foram levados a aula de campo no município de Paranaíta – MT, onde acompanhados por guia turístico, puderam observar e visitar o sitio arqueológico da Pedra Preta, local em que puderam realizar atividades relacionadas a observação de litogravuras esculpidas na rocha, além de realização de trilha ecológica e observação de pássaros, ou seja todo um sequencial de interações apresentadas por guia turístico, possibilitando assim aos estudantes um entendimento sobre a necessidade de organização de roteiro turístico, como deve ser realizado e descrito em forma de texto. Toda esta experiência possibilitou que os alunos construíssem seu próprio Guia de Viajem, dando exemplos e explicações sobre a viajem turística, ao final deste trabalho pôde-se realizar uma avaliação sobre ambas as metodologias de ensino aplicadas, os resultados são apresentados na conclusão desta pesquisa de forma detalhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14030_TB2327_29072022205851.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONICE DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleo" "autor_email" => "cleonice.mary@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }