Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89081
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2256
    "inscrito_id" => 11376
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA"
    "resumo" => "O contexto ainda atual de pandemia tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A situação que nos levou ao isolamento social, agora parcialmente dispensável, afetou também a educação exigindo que a escola e o professor se reinventem. Considerando este contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar através de pesquisa documental e bibliográfica as potencialidades e implicações pandêmicas no ensino de ciências com ênfase no ensino de base experimental. As potencialidades desta modalidade vêm sendo acompanhada ao longo dos anos com o desenvolvimento do projeto “Ensino de Ciências na Escola do Futuro”, que durante a pandemia foi aplicado de forma remota. Este foi utilizado como foco do nosso estudo a fim de discutir e responder questões sobre: os impactos da pandemia no ensino de ciências de base experimental; a preparação do professor para enfrentar adaptações no ensino; e a importância da formação continuada. A pesquisa realizada sugere que a utilização deste método de ensino, mesmo quando aplicado de forma remota, mantém o interesse do estudante em investigar problemas reais no contexto de suas vivências; corrobora o importante papel do professor como estimulador para que os objetivos dos projetos de investigação sejam atingidos; e ressalta a importância da visão que os professores têm sobre ciência, não apenas sobre o conhecimento científico, mas também os processos históricos e filosóficos que permeiam a construção do pensamento científico. Neste sentido, o estudo reitera a importância da formação continuada e ressalta os benefícios da articulação em projetos entre professores da educação básica e do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11376_TB2256_30072022223151.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA NOGUEIRA BASÍLIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "nogueira.isabela@unifesp."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89081
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2256
    "inscrito_id" => 11376
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA"
    "resumo" => "O contexto ainda atual de pandemia tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A situação que nos levou ao isolamento social, agora parcialmente dispensável, afetou também a educação exigindo que a escola e o professor se reinventem. Considerando este contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar através de pesquisa documental e bibliográfica as potencialidades e implicações pandêmicas no ensino de ciências com ênfase no ensino de base experimental. As potencialidades desta modalidade vêm sendo acompanhada ao longo dos anos com o desenvolvimento do projeto “Ensino de Ciências na Escola do Futuro”, que durante a pandemia foi aplicado de forma remota. Este foi utilizado como foco do nosso estudo a fim de discutir e responder questões sobre: os impactos da pandemia no ensino de ciências de base experimental; a preparação do professor para enfrentar adaptações no ensino; e a importância da formação continuada. A pesquisa realizada sugere que a utilização deste método de ensino, mesmo quando aplicado de forma remota, mantém o interesse do estudante em investigar problemas reais no contexto de suas vivências; corrobora o importante papel do professor como estimulador para que os objetivos dos projetos de investigação sejam atingidos; e ressalta a importância da visão que os professores têm sobre ciência, não apenas sobre o conhecimento científico, mas também os processos históricos e filosóficos que permeiam a construção do pensamento científico. Neste sentido, o estudo reitera a importância da formação continuada e ressalta os benefícios da articulação em projetos entre professores da educação básica e do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11376_TB2256_30072022223151.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA NOGUEIRA BASÍLIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "nogueira.isabela@unifesp."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O contexto ainda atual de pandemia tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A situação que nos levou ao isolamento social, agora parcialmente dispensável, afetou também a educação exigindo que a escola e o professor se reinventem. Considerando este contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar através de pesquisa documental e bibliográfica as potencialidades e implicações pandêmicas no ensino de ciências com ênfase no ensino de base experimental. As potencialidades desta modalidade vêm sendo acompanhada ao longo dos anos com o desenvolvimento do projeto “Ensino de Ciências na Escola do Futuro”, que durante a pandemia foi aplicado de forma remota. Este foi utilizado como foco do nosso estudo a fim de discutir e responder questões sobre: os impactos da pandemia no ensino de ciências de base experimental; a preparação do professor para enfrentar adaptações no ensino; e a importância da formação continuada. A pesquisa realizada sugere que a utilização deste método de ensino, mesmo quando aplicado de forma remota, mantém o interesse do estudante em investigar problemas reais no contexto de suas vivências; corrobora o importante papel do professor como estimulador para que os objetivos dos projetos de investigação sejam atingidos; e ressalta a importância da visão que os professores têm sobre ciência, não apenas sobre o conhecimento científico, mas também os processos históricos e filosóficos que permeiam a construção do pensamento científico. Neste sentido, o estudo reitera a importância da formação continuada e ressalta os benefícios da articulação em projetos entre professores da educação básica e do ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.