O presente artigo intitulado “As relações entre educação ambiental, agricultura familiar e pedagogia da alternância: desafios para consolidar a formação do campo”, insere-se no debate dos estudos da Educação Ambiental e tem como objetivo analisar os desafios para efetivar a formação dos sujeitos do campo no contexto da Escola Família Agrícola. Esse estudo foi alicerçado no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Os resultados da pesquisa apontam que os desafios para efetivar o trabalho com a educação ambiental na Escola Família Agrícola estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Contudo, evidencia-se que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da Escola Família Agrícola para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, conclui-se que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.