Este trabalho destaca um projeto de Educação Ambiental na perspectiva crítica e propositiva, direcionado aos estudantes dos Anos Finais de cinco escolas em áreas rurais e urbanas do Município de Goiana (situado na Zona da Mata Setentrional de Pernambuco). Nossas inquietações na busca por um ensino que contribua com a formação de sujeitos capazes de estabelecer relações saudáveis com seus pares e com a natureza, fez-nos refletir sobre a importância de oportunizar aos nossos estudantes práticas que lhes permitam perceber seus papéis na construção de uma sociedade que enfrenta uma severa crise ecológica. O cenário global é muito preocupante, com impactos negativos nos recursos naturais em diversas escalas, com ameaças de extinção da própria espécie humana. Nesse sentido, a Educação Ambiental nas escolas necessita ser priorizada com vistas a desenvolver a consciência ecológica nos estudantes, a fim de que esses sujeitos assumam comportamentos e atitudes de cuidados com o meio ambiente a partir do lugar onde eles vivem. A Educação Ambiental é um caminho relevante, movida por um mecanismo aglutinador de ideias proativas e interdisciplinares, despertando no ser humano o sujeito ecológico. Esse despertamento fomenta a relação do ser humano com a natureza de forma responsável, e, efetivamente compromissada. O projeto, em andamento e iniciado em outubro de 2021, é vivenciado com pesquisas, amostras, palestras, grupos de diálogos, oficinas e excursões ecodidáticas. Já percebemos um olhar atento e crítico dos estudantes, num contexto sustentável, com relação aos recursos naturais (rios, matas, manguezais, Unidades de Conservações, etc.) que estão em volta de suas comunidades, o que é evidenciado em suas práticas além dos muros das escolas. Refletimos que a praxe da Educação Ambiental é uma ferramenta básica para a construção de uma sociedade capaz de conservar e preservar o meio ambiente.