Há uma crescente necessidade no desenvolvimento de ferramentas que possa instigar o estudante para desenvolvimento da aprendizagem significativa e a explicação e registro das observações conceitos, especialmente, na área de Ciências da Natureza, de modo que não seja priorizado apenas a memorização, mas que o discente possa desenvolver competências e habilidades afim de promover o raciocínio lógico e objetivo podendo dar significado aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com foco na aprendizagem e aplicação de equações, explicação de fenômenos, sua aplicabilidade no cotidiano e incentivo a escrita cientifica quanto a assimilação de conceitos científicos. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo expor as diferentes possibilidades de exploração cognitiva ao utilizar como ferramenta experimentos com materiais de baixo custo e fácil acesso afim de desenvolver a escrita metodológica e cientifica. Sendo realizada na própria sala de aula e com objetivo de tornar o estudante atuante e protagonista no processo de ensino e aprendizagem, assimilando conceitos científicos de maneira simples e contextualizada. Além de despertar o caráter investigativo, o ato de pensar e resolver problemas, desenvolvendo no estudante o interesse pela produção e a interpretação de dados, fazendo com que se promova o caráter investigativo prático e a exploração de conceitos científicos afim de que o estudante registre e desenvolva a linguagem cientifica para explicação de fenômenos de seu cotidiano. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas do Ensino Médio, inicialmente através da seleção de experimentos, discussão e aplicação seguido de normas de metodologia cientifica, orientações e devolutivas de resultados para posterior socialização e intervenção do professor, como resultado obteve-se um desenvolvimento na produção cientifica mas aquém do esperado o que evidencia a necessidade de aplicar estratégias como tratada nesse trabalho e incentivar o protagonismo do estudante evidenciando o quanto experimentos devem ser aplicados em situações do cotiando não dependendo exclusivamente de um laboratório, afinal a teoria não existe sem a prática nem a prática sem a teoria de modo que o docente, segundo Freire, 1994 possa criar possibilidades para sua aprendizagem.