A formação continuada em âmbito escolar é caracterizada como o aperfeiçoamento da prática docente necessária para a sala de aula, tanto no que diz respeito à formação inicial quanto à continuada. Deste modo a formação continuada não deve se restringir à resolução de problemas específicos de sala de aula, mas, sim, analisar todos os fatores socioemocionais, cognitivos, culturais entre outros fatores que estejam diretamente ou indiretamente integrados ao processo de ensino e aprendizagem. A fim de contribuir para transformação e potencialização da aprendizagem com equidade e qualidade dentro do contexto escolar. Diante dessa realidade, o objetivo do presente estudo foi ampliar os conhecimentos sobre desafios e as contribuições da formação continuada na prática docente. O procedimento metodológico norteador foi à pesquisa bibliográfica ou fontes secundárias, por meio de fichamentos de livros, artigos on-line, artigos de revistas, teses de doutorados, e, por fim, legislações educacionais como recursos de informações. Em relação à formação continuada estudos revelam que a implantação de formações continuadas às diretrizes educacionais possibilita agregar ao processo de ensino e aprendizagem, metodologias ativas que desenvolvam a curiosidade, autonomia, criatividade e inovação necessárias ao progresso da educação contemporânea.