Este trabalho propõe uma reflexão sobre a introdução dos gêneros literários como aliado ao ensino da Língua Portuguesa, a fim de que o aluno, ao ter contato com os textos literários, torne-se um leitor competente e de forma autônoma desenvolva uma leitura reflexiva e interpretativa. Este artigo pretende contribuir para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, mais especificamente os 6º e 7º anos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica o que permitiu dialogar com renomados autores que discutem estratégias e práticas educacionais para o ensino significativo da leitura e escrita da LP na contemporaneidade. Ressalta-se que o processo de ensino e aprendizagem do aluno no Ensino Fundamental II, requer, por parte do professor, um critério consciente que auxilie seu educando na aquisição de uma leitura autônoma e significativa. Assim, cabe ao professor a mediação nesse processo a fim de que o aluno torne-se um leitor competente. O ensino dos gêneros literários pode acrescentar valor no ensino da língua, pois ao se observar os diferentes contextos em que os textos literários se apresentam, os alunos são levados à refletirem sobre as diversas funções, variedades e estilos literários.