Este artigo tem por objetivo analisar a gestão escolar na perspectiva democrática, a partir da legislação educacional nacional, de documentos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da literatura que versa sobre a temática, com percurso metodológico de abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental. O núcleo teórico utilizado tem por base: Freire (2001), Libâneo (2001), Dourado (2008), Pacheco (2010, 2015), Lück (2013), Paro (2016), Gil (2017), Warschauer (2017), Lüdke e André (2018). A concepção de gestão escolar democrática está amparada na Constituição Federal de 1988, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei Federal 9.394/96) e no Plano Nacional da Educação 2014-2024, por meio de diretrizes, metas e estratégias, para promoção de uma construção coletiva dos projetos e processos pedagógicos do ambiente escolar. Pesquisar sobre a participação de pais nos processos de gestão no interior das escolas da RFEPCT possibilita planejar um caminho para práticas de gestão mais democráticas, descentralizadas e participativas na administração pública. Conclui-se por confirmar que os pais podem aprender muito com a escola, não na perspectiva de ensiná-los como se fossem adultos incapazes, mas com a intencionalidade de possibilitar a esses atores a aprendizagem de conteúdos essenciais para compreensão da importância de sua participação nas tomadas de decisões da gestão do campus do Instituto Federal de Alagoas, objetivando o êxito do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos processos pedagógicos desenvolvidos pelos servidores nesse interior escolar.