A preparação para o vestibular é um momento da vida do jovem que demanda muitas habilidades, não só as de domínio da matéria cobrada nos exames, mas de controle emocional também. No nosso país há uma cultura muito forte de cursos pré-vestibulares, contudo, nem todos podem pagar o acesso a esses espaços educacionais em razão do alto custo. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação (CE), coordenado pelo Professor Doutor José Luís Simões, há um projeto de extensão intitulado “gradação - pré-vestibular da inclusão”, que serviu como universo para a coleta da amostra utilizada no presente estudo, que visa investigar através da aplicação de um questionário, a importância da escolha profissional e o quanto a ansiedade, medo, insegurança podem permear esse processo, apontando o estado emocional dos pré-vestibulandos nessa. Os resultados analisados apontaram que um nível elevado de ansiedade se faz presente na vida desses estudantes. A pressão familiar, social e auto exigências foram apontados pelos respondentes, da mesma forma que citaram alguns comportamentos de risco, como: sono em excesso, uso de remédios tarja preta, compulsão alimentar, choro e diminuição da interação social. Conclui-se que durante esse tempo de preparo e estudos intensos, os pré-vestibulares invistam em cuidado com a saúde mental dos alunos, acolhendo as demandas emocionais através da escuta, dinâmicas e momentos de descontraídos. Se necessário, um encaminhamento para um profissional especializado em psicologia, de forma a melhorar a qualidade da vida pessoal, a vida acadêmica, social e o modo como encaram as emoções.