Este estudo nasce das reflexões realizadas no grupo de pesquisa CIEMAT, do IFBA, campus Juazeiro. Tem como objetivo analisar as contribuições do componente curricular de matemática na formação do futuro profissional de segurança do trabalho. Desse modo, surge a seguinte inquietação: Quais as contribuições da matemática aplicada na formação do futuro técnico em Segurança do Trabalho? Sensibilizando-se por esse questionamento buscou-se na literatura se respaldar sobre as habilidades matemáticas de um futuro profissional. Assim, Pinto (2015) destaca a compreensão do conhecimento matemático de acordo com os as reais necessidades que o currículo sinaliza para a formação do futuro profissional ao longo da trajetória. Recorrendo a pesquisa qualitativa, na perspectiva de Marconi; Larkatos (2003), por analisar o fenômeno na subjetividade do pesquisador, de forma detalhada. Contudo pode-se constatar que dada a sua relevância os conhecimentos matemáticos são importantes para o exercício da profissão do técnico em segurança do trabalho.