Artigo Anais do IX CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENVELHECIMENTO NA MÍDIA BRASILEIRA

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Publicado em 23 de setembro de 2022

Resumo

É preciso refletir sobre a influência da mídia na veiculação de informações referentes ao ser idoso. Nessa perspectiva, entende-se que, por meio da comunicação, é possível suscitar debates na esfera pública, trazendo uma determinada temática para o interior das conversas sociais. Dessa forma, a propagação de notícias pelos meios de comunicação, mais em especial a imprensa, desempenha um papel importante na construção do processo de envelhecimento, uma vez que, tratando-se de questões sociais, às Representações Sociais têm a mídia de massa como condição de possibilidade e de determinação. O objetivo desse estudo foi conhecer as Representações Sociais sobre envelhecimento veiculado pela mídia. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico das Representações Sociais que o ser humano concebe ao envelhecimento a partir de informações disseminadas na mídia, em especial a imprensa de jornal de forte influência no Brasil. Em dezembro de 2020 a abril de 2021, foi realizada a fase de coleta de dados em um portal de notícia de grande circulação nacional: O Globo, empregou-se os termos “envelhecimento” e “velhice” no seu próprio mecanismo de busca para filtrar as reportagens de importância, além da leitura flutuante dos textos que apresentaram congruência com a temática do estudo, filtrando-se notícias dos anos de 2019 ao ano de 2021, com um total de 30 variáveis necessárias para análise do trabalho, constituindo o corpus textual do estudo. O material coletado foi processado pelo programa Iramuteq. Em análise discursiva inicial, quando se trata de envelhecimento, a palavra com maior ênfase na nuvem, entre as demais demonstradas pela interpretação do programa IRAMUTEQ, é “dizer”, que trás como verbos similares a esse: “escrever”, “olhar”, “pensar”, “mostrar”, “contar”, “explicar” e “aprender”. Conclui-se que o meio midiático desempenha importante papel quanto à construção de uma representação social pela grandiosidade de informações disseminadas em plataformas de longo alcance popular.

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