Artigo Anais do IX CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE BUCAL PARA IDOSOS : UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI)

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Publicado em 23 de setembro de 2022

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. Para atender aos estudantes com faixa etária acima de sessenta anos, o programa acrescentou em sua nomenclatura a palavra idosos transformando-se em Educação de Jovens, adultos e Idosos (EJAI). O cuidado com a saúde bucal deve ser promovido em todas as fases da vida, sendo o ambiente escolar extremamente significativo para a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a aquisição de habilidades, autonomia e contato social. Neste sentido, para atender às peculiaridades da população idosa e prestar-lhes uma assistência integral nos espaços aos quais estão inseridos, este estudo objetiva relatar uma experiência de ação educativa com orientações de saúde bucal para os idosos do Programa EJAI da Escola Municipal 19 de Julho da cidade de Bom Jardim –PE. A turma é composta por 34 discentes com faixa etária entre 60-85 anos. Inicialmente, os participantes foram dispostos em uma roda de conversa interativa onde realizamos a escuta inicial para acolher os conhecimentos prévios sobre saúde bucal. Com a finalidade de facilitar a compreensão do tema, estruturamos o debate utilizando a brincadeira “Tire o seu chapéu”. Este recurso foi construído pela equipe de saúde bucal (Dentista e ASB) e correspondia a um varal de chapéus que continham imagens sobre as temáticas: cuidados de saúde bucal, utilização e higienização das próteses, sendo os participantes convidados ao longo da atividade a interagirem, retirando-os e opinando mediante orientações repassadas pelos profissionais. Durante a abordagem foi possível identificar a necessidade de estratégias e procedimentos que configurem boas práticas de educação em saúde bucal direcionadas à pessoa idosa, visto que esse estímulo fomenta a construção compartilhada do conhecimento e consequente promoção do envelhecimento saudável .

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