Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ATUAÇÃO DO PIBID PEDAGOGIA UFRN EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA PARCERIA COM O “PROJETO CASA DE SABERES”

Palavra-chaves: PIBID PEDAGOGIA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO INICIAL, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84527
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 2682
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PIBID PEDAGOGIA UFRN EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA PARCERIA COM O “PROJETO CASA DE SABERES”"
    "resumo" => "CRIADO EM 2007 PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) TEM POR FINALIDADE PROMOVER A APROXIMAÇÃO DE GRADUANDOS DAS ÁREAS DE LICENCIATURA ÀS SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA, COLABORANDO NA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. SUA ATUAÇÃO, ALÉM DE ESTREITAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA À ATUAÇÃO EM SALAS DE AULA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, PROPORCIONA O DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DOS SISTEMAS DE ENSINO; FAVORECE AOS BOLSISTAS, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, UMA IMERSÃO NO UNIVERSO DA ESCOLA, TANTO PELO CONHECIMENTO DAS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS COMO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES E INOVADORAS. NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), O PIBID VEM CONSTRUINDO SUA TRAJETÓRIA DESDE 2008. TODAVIA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID 19), A UFRN, MEDIANTE PORTARIA Nº 452/2020 EMITIDA PELA REITORIA, 17 DE MARÇO DE 2020, SUSPENDEU, EM CARÁTER EXCEPCIONAL E POR PRAZO INDETERMINADO AS AULAS DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, EM TODAS AS MODALIDADES. A DECISÃO DA UNIVERSIDADE FOI MOTIVADA PELA DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE FEITA EM 30 DE JANEIRO DE 2020. CONSIDERANDO O CENÁRIO DE INCERTEZAS, A EXECUÇÃO DO PROJETO INSTITUIÇÃO DO PIBID UFRN, APROVADO PARA O BIÊNIO 2020-- 2022, PLANEJADO PARA ACONTECER PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS PELOS DIFERENTES NÚCLEOS, OS QUAIS ENVOLVEM 02 COORDENADORES INSTITUCIONAIS, 24 COORDENADORES DE ÁREAS, 91 SUPERVISORES E 288 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DAS 24 LICENCIATURAS SE VIRAM DIANTE DE UM GRANDE DESAFIO: EXECUTAR AS AÇÕES DE FORMA REMOTA. ENSINO REMOTO, AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, DENTRE OUTROS TERMOS PASSARAM A FAZER PARTE DO COTIDIANO DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE. NA UFRN, O ENSINO REMOTO PASSOU A SER AQUELE MEDIADO POR INTERFACES DIGITAIS, DENTRO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES EMPREENDIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM CARÁTER, EXCLUSIVAMENTE, EMERGENCIAL E PROVISÓRIO. (UFRN, 2021). A SUSPENSÃO DAS AULAS TAMBÉM SE DEU EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM VIRTUDE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, EM MARÇO DE 2020, AS AULAS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORAM SUSPENSAS PELO DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, DECRETO Nº 29.524, DE 17 DE MARÇO DE 2020, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. DESSE MODO, A COMUNIDADE ESCOLAR PASSOU A ENCARAR AS ADVERSIDADES DA ADAPTAÇÃO DE SUA METODOLOGIA PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. IMPOSSIBILITADOS DE EXECUTAR AS AÇÕES PENSADAS PARA A PRESENCIALIDADE, OS PIBIDIANOS, AO MESMO TEMPO QUE SE VIRAM DECEPCIONADOS POR NÃO PODEREM ATUAR NO “CHÃO DA ESCOLA”, SE VIRAM DESAFIADOS A EXPERIENCIAR SUA INICIAÇÃO EM SALAS DE AULAS VIRTUAIS, NO CHAMADO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). ORA, SE NOS IDOS DOS ANOS 2000, MORAES (2008, P.30), JÁ NOS ADVERTIA QUE “[...] A COMPLEXIDADE DO MUNDO ATUAL REQUER, COM URGÊNCIA, UMA REFORMA DO PENSAMENTO MAIS SINTONIZADA COM ESTAS NOVAS REALIDADES E SUAS PERSPECTIVAS DEMANDAS”, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID 19, NOS VIMOS MAIS DO QUE NUNCA INSTIGADOS A NOS (RE)FORMAR. ASSIM, DESDE MARÇO DE 2020, EXECUTAMOS NOSSAS AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGOGIA, SEJAM ELAS FORMATIVAS, DE PESQUISA OU DE ATUAÇÃO NA ESCOLA PARCEIRA DE FORMA REMOTA, EMBORA A ESCOLA PARCEIRA JÁ TENHA VOLTADO A PRESENCIALIDADE. A ESCOLA PÚBLICA PARCEIRA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TRATA-SE DA ESCOLA ESTADUAL HEGÉSIPPO REIS (EEHR), LOCALIZADA EM NOVA DESCOBERTA, NATAL/ RN, MAIS CONHECIDA COMO “CASA DE SABERES”. A ESCOLA TEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANCORADO NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE CÉLESTIN FREINET (1896-1966), DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE (1921-1997) E NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA PONTE (SANTA ROSA, 2008). UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR QUE ROMPE COM A ORGANIZAÇÃO SERIADA E APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES A SABER: OS ALUNOS SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM, DIVIDIDOS POR NÍVEL DE CONHECIMENTOS, COM OS LIVROS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS A TODOS, INDEPENDENTES DO ANO ESCOLAR; OS COMPONENTES CURRICULARES SÃO DIVIDIDOS POR OFICINAS, NOS QUAIS CADA UM PERTENCE A UMA ÁREA DE CONHECIMENTO, POR EXEMPLO: OFICINA DE LINGUAGENS (EQUIVALENTE A LÍNGUA PORTUGUESA), OFICINA DE NÚMEROS (EQUIVALENTE A MATEMÁTICA) E OFICINA DE PROJETOS (EQUIVALENTE A CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA). CONFORME SE PODE CONSTATAR, ESSA ORGANIZAÇÃO ENCONTRA AMPARO NO DISPOSTO NO ART. 23, DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (BRASIL, 1996). DITO ISTO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM O DEBATE ACERCA DOS DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA. ESPECIFICAMENTE, TRARÁ OS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TRAÇOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS 9 BOLSISTAS E O DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (HISTÓRICO, SOCIAL, CULTURAL E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO). DENTRE AS DIMENSÕES QUE INTEGRARAM O PERFIL DOS BOLSISTAS, DESTACAMOS UMA IMPORTANTE NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID: A RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS. A PESQUISA CONSTATOU QUE 75% AFIRMARAM TER UM BOM CONHECIMENTO E EM RELAÇÃO ÀS PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA ESTUDAR, POIS 62,5% USAM NOTEBOOKS E 75% SMARTPHONES. EM RELAÇÃO AO USO DE REDES SOCIAIS, 100% UTILIZAM O WHATSAPP, 87,5% TÊM INSTAGRAM E 75% TÊM FACEBOOK. 100% INFORMARAM QUE USAM AS MÍDIAS SOCIAIS PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS RECENTES. A BOA RELAÇÃO DOS BOLSISTAS COM AS REDES SOCIAIS FOI PRIMORDIAL PARA A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. NESTE TRABALHO, DISCORREMOS SOBRE COMO SE DEU ESSA RELAÇÃO JUNTO À ESCOLA PARCEIRA DURANTE A PANDEMIA, DESDE O MOMENTO QUE A ESCOLA PASSOU A ATUAR DE FORMA REMOTA, PASSANDO PELO HÍBRIDO ATÉ CHEGAR AO ATUAL CENÁRIO DE RETORNO À PRESENCIALIDADE. NÃO OBSTANTE ESSE CENÁRIO DESAFIADOR NO QUAL A EDUCAÇÃO SE VIU DIANTE DE INÚMERAS LIMITAÇÕES E QUE O PIBID SOFREU CONSTANTES ATAQUES E AMEAÇAS, A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TEM PERMITIDO AOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL, TRILHAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IMPORTANTES SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE SOCIAL REFERENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID PEDAGOGIA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO INICIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID2682_19112021223706.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DIANA DE FREITAS GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "RITA DIANA"
    "autor_email" => "rita.freitas@ufrn.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84527
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 2682
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PIBID PEDAGOGIA UFRN EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA PARCERIA COM O “PROJETO CASA DE SABERES”"
    "resumo" => "CRIADO EM 2007 PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) TEM POR FINALIDADE PROMOVER A APROXIMAÇÃO DE GRADUANDOS DAS ÁREAS DE LICENCIATURA ÀS SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA, COLABORANDO NA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. SUA ATUAÇÃO, ALÉM DE ESTREITAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA À ATUAÇÃO EM SALAS DE AULA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, PROPORCIONA O DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DOS SISTEMAS DE ENSINO; FAVORECE AOS BOLSISTAS, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, UMA IMERSÃO NO UNIVERSO DA ESCOLA, TANTO PELO CONHECIMENTO DAS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS COMO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES E INOVADORAS. NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), O PIBID VEM CONSTRUINDO SUA TRAJETÓRIA DESDE 2008. TODAVIA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID 19), A UFRN, MEDIANTE PORTARIA Nº 452/2020 EMITIDA PELA REITORIA, 17 DE MARÇO DE 2020, SUSPENDEU, EM CARÁTER EXCEPCIONAL E POR PRAZO INDETERMINADO AS AULAS DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, EM TODAS AS MODALIDADES. A DECISÃO DA UNIVERSIDADE FOI MOTIVADA PELA DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE FEITA EM 30 DE JANEIRO DE 2020. CONSIDERANDO O CENÁRIO DE INCERTEZAS, A EXECUÇÃO DO PROJETO INSTITUIÇÃO DO PIBID UFRN, APROVADO PARA O BIÊNIO 2020-- 2022, PLANEJADO PARA ACONTECER PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS PELOS DIFERENTES NÚCLEOS, OS QUAIS ENVOLVEM 02 COORDENADORES INSTITUCIONAIS, 24 COORDENADORES DE ÁREAS, 91 SUPERVISORES E 288 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DAS 24 LICENCIATURAS SE VIRAM DIANTE DE UM GRANDE DESAFIO: EXECUTAR AS AÇÕES DE FORMA REMOTA. ENSINO REMOTO, AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, DENTRE OUTROS TERMOS PASSARAM A FAZER PARTE DO COTIDIANO DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE. NA UFRN, O ENSINO REMOTO PASSOU A SER AQUELE MEDIADO POR INTERFACES DIGITAIS, DENTRO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES EMPREENDIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM CARÁTER, EXCLUSIVAMENTE, EMERGENCIAL E PROVISÓRIO. (UFRN, 2021). A SUSPENSÃO DAS AULAS TAMBÉM SE DEU EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM VIRTUDE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, EM MARÇO DE 2020, AS AULAS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORAM SUSPENSAS PELO DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, DECRETO Nº 29.524, DE 17 DE MARÇO DE 2020, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. DESSE MODO, A COMUNIDADE ESCOLAR PASSOU A ENCARAR AS ADVERSIDADES DA ADAPTAÇÃO DE SUA METODOLOGIA PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. IMPOSSIBILITADOS DE EXECUTAR AS AÇÕES PENSADAS PARA A PRESENCIALIDADE, OS PIBIDIANOS, AO MESMO TEMPO QUE SE VIRAM DECEPCIONADOS POR NÃO PODEREM ATUAR NO “CHÃO DA ESCOLA”, SE VIRAM DESAFIADOS A EXPERIENCIAR SUA INICIAÇÃO EM SALAS DE AULAS VIRTUAIS, NO CHAMADO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). ORA, SE NOS IDOS DOS ANOS 2000, MORAES (2008, P.30), JÁ NOS ADVERTIA QUE “[...] A COMPLEXIDADE DO MUNDO ATUAL REQUER, COM URGÊNCIA, UMA REFORMA DO PENSAMENTO MAIS SINTONIZADA COM ESTAS NOVAS REALIDADES E SUAS PERSPECTIVAS DEMANDAS”, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID 19, NOS VIMOS MAIS DO QUE NUNCA INSTIGADOS A NOS (RE)FORMAR. ASSIM, DESDE MARÇO DE 2020, EXECUTAMOS NOSSAS AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGOGIA, SEJAM ELAS FORMATIVAS, DE PESQUISA OU DE ATUAÇÃO NA ESCOLA PARCEIRA DE FORMA REMOTA, EMBORA A ESCOLA PARCEIRA JÁ TENHA VOLTADO A PRESENCIALIDADE. A ESCOLA PÚBLICA PARCEIRA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TRATA-SE DA ESCOLA ESTADUAL HEGÉSIPPO REIS (EEHR), LOCALIZADA EM NOVA DESCOBERTA, NATAL/ RN, MAIS CONHECIDA COMO “CASA DE SABERES”. A ESCOLA TEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANCORADO NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE CÉLESTIN FREINET (1896-1966), DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE (1921-1997) E NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA PONTE (SANTA ROSA, 2008). UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR QUE ROMPE COM A ORGANIZAÇÃO SERIADA E APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES A SABER: OS ALUNOS SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM, DIVIDIDOS POR NÍVEL DE CONHECIMENTOS, COM OS LIVROS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS A TODOS, INDEPENDENTES DO ANO ESCOLAR; OS COMPONENTES CURRICULARES SÃO DIVIDIDOS POR OFICINAS, NOS QUAIS CADA UM PERTENCE A UMA ÁREA DE CONHECIMENTO, POR EXEMPLO: OFICINA DE LINGUAGENS (EQUIVALENTE A LÍNGUA PORTUGUESA), OFICINA DE NÚMEROS (EQUIVALENTE A MATEMÁTICA) E OFICINA DE PROJETOS (EQUIVALENTE A CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA). CONFORME SE PODE CONSTATAR, ESSA ORGANIZAÇÃO ENCONTRA AMPARO NO DISPOSTO NO ART. 23, DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (BRASIL, 1996). DITO ISTO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM O DEBATE ACERCA DOS DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA. ESPECIFICAMENTE, TRARÁ OS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TRAÇOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS 9 BOLSISTAS E O DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (HISTÓRICO, SOCIAL, CULTURAL E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO). DENTRE AS DIMENSÕES QUE INTEGRARAM O PERFIL DOS BOLSISTAS, DESTACAMOS UMA IMPORTANTE NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID: A RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS. A PESQUISA CONSTATOU QUE 75% AFIRMARAM TER UM BOM CONHECIMENTO E EM RELAÇÃO ÀS PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA ESTUDAR, POIS 62,5% USAM NOTEBOOKS E 75% SMARTPHONES. EM RELAÇÃO AO USO DE REDES SOCIAIS, 100% UTILIZAM O WHATSAPP, 87,5% TÊM INSTAGRAM E 75% TÊM FACEBOOK. 100% INFORMARAM QUE USAM AS MÍDIAS SOCIAIS PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS RECENTES. A BOA RELAÇÃO DOS BOLSISTAS COM AS REDES SOCIAIS FOI PRIMORDIAL PARA A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. NESTE TRABALHO, DISCORREMOS SOBRE COMO SE DEU ESSA RELAÇÃO JUNTO À ESCOLA PARCEIRA DURANTE A PANDEMIA, DESDE O MOMENTO QUE A ESCOLA PASSOU A ATUAR DE FORMA REMOTA, PASSANDO PELO HÍBRIDO ATÉ CHEGAR AO ATUAL CENÁRIO DE RETORNO À PRESENCIALIDADE. NÃO OBSTANTE ESSE CENÁRIO DESAFIADOR NO QUAL A EDUCAÇÃO SE VIU DIANTE DE INÚMERAS LIMITAÇÕES E QUE O PIBID SOFREU CONSTANTES ATAQUES E AMEAÇAS, A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TEM PERMITIDO AOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL, TRILHAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IMPORTANTES SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE SOCIAL REFERENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID PEDAGOGIA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO INICIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID2682_19112021223706.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DIANA DE FREITAS GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "RITA DIANA"
    "autor_email" => "rita.freitas@ufrn.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

CRIADO EM 2007 PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) TEM POR FINALIDADE PROMOVER A APROXIMAÇÃO DE GRADUANDOS DAS ÁREAS DE LICENCIATURA ÀS SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA, COLABORANDO NA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. SUA ATUAÇÃO, ALÉM DE ESTREITAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA À ATUAÇÃO EM SALAS DE AULA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, PROPORCIONA O DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DOS SISTEMAS DE ENSINO; FAVORECE AOS BOLSISTAS, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, UMA IMERSÃO NO UNIVERSO DA ESCOLA, TANTO PELO CONHECIMENTO DAS EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS COMO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES E INOVADORAS. NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), O PIBID VEM CONSTRUINDO SUA TRAJETÓRIA DESDE 2008. TODAVIA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID 19), A UFRN, MEDIANTE PORTARIA Nº 452/2020 EMITIDA PELA REITORIA, 17 DE MARÇO DE 2020, SUSPENDEU, EM CARÁTER EXCEPCIONAL E POR PRAZO INDETERMINADO AS AULAS DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, EM TODAS AS MODALIDADES. A DECISÃO DA UNIVERSIDADE FOI MOTIVADA PELA DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE FEITA EM 30 DE JANEIRO DE 2020. CONSIDERANDO O CENÁRIO DE INCERTEZAS, A EXECUÇÃO DO PROJETO INSTITUIÇÃO DO PIBID UFRN, APROVADO PARA O BIÊNIO 2020-- 2022, PLANEJADO PARA ACONTECER PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS PELOS DIFERENTES NÚCLEOS, OS QUAIS ENVOLVEM 02 COORDENADORES INSTITUCIONAIS, 24 COORDENADORES DE ÁREAS, 91 SUPERVISORES E 288 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DAS 24 LICENCIATURAS SE VIRAM DIANTE DE UM GRANDE DESAFIO: EXECUTAR AS AÇÕES DE FORMA REMOTA. ENSINO REMOTO, AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, DENTRE OUTROS TERMOS PASSARAM A FAZER PARTE DO COTIDIANO DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE. NA UFRN, O ENSINO REMOTO PASSOU A SER AQUELE MEDIADO POR INTERFACES DIGITAIS, DENTRO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES EMPREENDIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM CARÁTER, EXCLUSIVAMENTE, EMERGENCIAL E PROVISÓRIO. (UFRN, 2021). A SUSPENSÃO DAS AULAS TAMBÉM SE DEU EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM VIRTUDE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, EM MARÇO DE 2020, AS AULAS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORAM SUSPENSAS PELO DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, DECRETO Nº 29.524, DE 17 DE MARÇO DE 2020, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. DESSE MODO, A COMUNIDADE ESCOLAR PASSOU A ENCARAR AS ADVERSIDADES DA ADAPTAÇÃO DE SUA METODOLOGIA PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. IMPOSSIBILITADOS DE EXECUTAR AS AÇÕES PENSADAS PARA A PRESENCIALIDADE, OS PIBIDIANOS, AO MESMO TEMPO QUE SE VIRAM DECEPCIONADOS POR NÃO PODEREM ATUAR NO “CHÃO DA ESCOLA”, SE VIRAM DESAFIADOS A EXPERIENCIAR SUA INICIAÇÃO EM SALAS DE AULAS VIRTUAIS, NO CHAMADO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). ORA, SE NOS IDOS DOS ANOS 2000, MORAES (2008, P.30), JÁ NOS ADVERTIA QUE “[...] A COMPLEXIDADE DO MUNDO ATUAL REQUER, COM URGÊNCIA, UMA REFORMA DO PENSAMENTO MAIS SINTONIZADA COM ESTAS NOVAS REALIDADES E SUAS PERSPECTIVAS DEMANDAS”, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID 19, NOS VIMOS MAIS DO QUE NUNCA INSTIGADOS A NOS (RE)FORMAR. ASSIM, DESDE MARÇO DE 2020, EXECUTAMOS NOSSAS AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGOGIA, SEJAM ELAS FORMATIVAS, DE PESQUISA OU DE ATUAÇÃO NA ESCOLA PARCEIRA DE FORMA REMOTA, EMBORA A ESCOLA PARCEIRA JÁ TENHA VOLTADO A PRESENCIALIDADE. A ESCOLA PÚBLICA PARCEIRA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TRATA-SE DA ESCOLA ESTADUAL HEGÉSIPPO REIS (EEHR), LOCALIZADA EM NOVA DESCOBERTA, NATAL/ RN, MAIS CONHECIDA COMO “CASA DE SABERES”. A ESCOLA TEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANCORADO NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE CÉLESTIN FREINET (1896-1966), DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE (1921-1997) E NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA PONTE (SANTA ROSA, 2008). UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR QUE ROMPE COM A ORGANIZAÇÃO SERIADA E APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES A SABER: OS ALUNOS SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM, DIVIDIDOS POR NÍVEL DE CONHECIMENTOS, COM OS LIVROS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS A TODOS, INDEPENDENTES DO ANO ESCOLAR; OS COMPONENTES CURRICULARES SÃO DIVIDIDOS POR OFICINAS, NOS QUAIS CADA UM PERTENCE A UMA ÁREA DE CONHECIMENTO, POR EXEMPLO: OFICINA DE LINGUAGENS (EQUIVALENTE A LÍNGUA PORTUGUESA), OFICINA DE NÚMEROS (EQUIVALENTE A MATEMÁTICA) E OFICINA DE PROJETOS (EQUIVALENTE A CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA). CONFORME SE PODE CONSTATAR, ESSA ORGANIZAÇÃO ENCONTRA AMPARO NO DISPOSTO NO ART. 23, DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (BRASIL, 1996). DITO ISTO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID PEDAGOGIA, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM O DEBATE ACERCA DOS DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA. ESPECIFICAMENTE, TRARÁ OS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TRAÇOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS 9 BOLSISTAS E O DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (HISTÓRICO, SOCIAL, CULTURAL E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO). DENTRE AS DIMENSÕES QUE INTEGRARAM O PERFIL DOS BOLSISTAS, DESTACAMOS UMA IMPORTANTE NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID: A RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS. A PESQUISA CONSTATOU QUE 75% AFIRMARAM TER UM BOM CONHECIMENTO E EM RELAÇÃO ÀS PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA ESTUDAR, POIS 62,5% USAM NOTEBOOKS E 75% SMARTPHONES. EM RELAÇÃO AO USO DE REDES SOCIAIS, 100% UTILIZAM O WHATSAPP, 87,5% TÊM INSTAGRAM E 75% TÊM FACEBOOK. 100% INFORMARAM QUE USAM AS MÍDIAS SOCIAIS PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS RECENTES. A BOA RELAÇÃO DOS BOLSISTAS COM AS REDES SOCIAIS FOI PRIMORDIAL PARA A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. NESTE TRABALHO, DISCORREMOS SOBRE COMO SE DEU ESSA RELAÇÃO JUNTO À ESCOLA PARCEIRA DURANTE A PANDEMIA, DESDE O MOMENTO QUE A ESCOLA PASSOU A ATUAR DE FORMA REMOTA, PASSANDO PELO HÍBRIDO ATÉ CHEGAR AO ATUAL CENÁRIO DE RETORNO À PRESENCIALIDADE. NÃO OBSTANTE ESSE CENÁRIO DESAFIADOR NO QUAL A EDUCAÇÃO SE VIU DIANTE DE INÚMERAS LIMITAÇÕES E QUE O PIBID SOFREU CONSTANTES ATAQUES E AMEAÇAS, A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO PEDAGOGIA TEM PERMITIDO AOS BOLSISTAS EM FORMAÇÃO INICIAL, TRILHAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IMPORTANTES SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE SOCIAL REFERENCIADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.