Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A QUÍMICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA BIOLOGIA: DIAGNÓSTICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ (PB)

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZAGEM, BIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Com o objetivo de inovar o processo ensino aprendizagem usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade, a química é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação das aulas da componente curricular biologia. Este trabalho está sendo realizado na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité (PB) e tem como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio. A fim de elucidar a relação da química com a biologia sob a ótica dos discentes, foi realizado diagnóstico por aplicação de um questionário semiestruturado, composto de treze questões, sendo duas dissertativas e onze objetivas. A análise do material coletado elucidou os seguintes resultados: dos alunos respondentes da pesquisa na turma do 1° ano, 11% afirmaram que têm dificuldade no estudo dos conteúdos da disciplina de biologia e 44% na componente curricular química; para 89% existe uma relação da química com a biologia, e 72% responderam que é possível aplicar um experimento de química na aula; Contudo, apenas 17% já participaram de uma aula prática onde a química era a ferramenta e 83% afirmaram que as práticas ajudam muito a entender o conteúdo, pois os livros de biologia não abordam os conteúdos que envolvem química com clareza, o que torna a disciplina um pouco confusa. Os dados coletados aos discentes que cursam o 2° ano, por sua vez, apresentaram que há dificuldades na aprendizagem da disciplina de biologia apenas para 6% dos discentes, enquanto 28% afirma ter dificuldades na componente curricular química; ainda de acordo com os respondentes, 69% afirma que existe uma forte relação da química com a biologia e 75% dos alunos afirma que é possível aplicar um experimento de química no contexto da aula de biologia; apenas 9% já participou de uma aula pratica de biologia onde a química foi ferramenta utilizada para auxiliar no processo de aprendizagem; 94% dos respondentes diz que a realização de aulas praticas contribui muito para entender o conteúdo ministrado em sala de aula; ainda de acordo com os resultados da pesquisa, 78% dos participantes do 2 º ano do ensino médio afirma que os livros de biologia não trazem uma didática clara quando o assunto abordado envolve conhecimentos de química, o que dificulta o aprendizado. Os resultados obtidos permitem ao grupo de trabalho conhecer o perfil do aluno no contexto da pesquisa aqui desenvolvida. Foi constatado, com base nos resultados apresentados, que os discentes de 1º e 2º anos participantes dessa pesquisa apresentam dificuldades em assimilar o conteúdo relacionado às duas disciplinas. Dessa forma, é necessário que o professor busque alternativas que facilite o aprendizado, por meio da interdisciplinaridade. Na segunda fase dessa pesquisa, este grupo deve promover, junto ao corpo docente das componentes curriculares envolvidas, estratégias que permeiem o objetivo da proposta, por meio de intervenção pedagógica no planejamento e execução de ações em sala de aula, bem como em atividades experimentais. Palavras-chave: Ensino Aprendizagem, biologia, interdisciplinaridade.

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