A realização deste estudo tem o objetivo de discutir sobre aspectos da inclusão de jovens em projeto socioeducativo de escola localizada em região periférica de município piauiense relacionando pertencimento, protagonismo juvenil e relações de gênero aos Direitos Humanos. A pesquisa aconteceu de 2012 a 2014 na Orquestra Jovem da Escola “Padre Luis de Castro Brasileiro”, agremiação criada pela Secretaria Municipal de Educação desse município como ação mediadora dos vários conflitos que a escola vivia (alta taxa de reprovação, evasão, indisciplina, desrespeito aos professores (as), aos colegas e a outras(os) agentes educativas(os), bullying entre outros). Nesse trabalho dialogamos com autoras(es) como: Abramo(1997), Carrano(2003), Dayrel(2009), Duarte Júnior(2006), Gomes(2011), Jordão(2012), Paiva(2002), Santos(2009), Viola e Zenaide(2010). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva analítica, utilizando técnicas de observação direta, entrevistas, estudo documental e análise de conteúdo. Os achados da pesquisa apontam que as(os) jovens utilizam formas próprias de enfrentamento dos conflitos e construção de ricos aprendizados em valores e Direitos Humanos, principalmente na Orquestra. Nesse contexto, consideramos a música estratégia pedagógica fundamental para a validação das posturas humanas que vêm emergindo na Escola e na Orquestra, além de se mostrar indispensável para a visibilidade dessas (es) jovens, antes anônimos(as) em sua própria condição de jovens pobres. A Orquestra transformou a rotina da escola e passou a ser o elemento mais importante dessa instituição, sendo motivo de orgulho para pais e mães. Razão que aproximou a família da escola promovendo o diálogo.