Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: REALIZAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DO RIO APODI-MOSSORÓ NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.

Palavra-chaves: POLUIÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) Educação ambiental: desafios e perspectivas para o ensino básico
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar detalhadamente uma proposta de atividade prática de Educação e percepção ambiental dos discentes de áreas voltadas ao Meio Ambiente e multidisciplinar, bem como os resultados deste trabalho de campo. O trabalho foi conduzido em Mossoró/RN, com a realização de pesquisa de campo, às margens do rio com os alunos do curso superior tecnológico em Gestão Ambiental da Universidade Potiguar, sob a orientação dos autores envolvidos na pesquisa. Os alunos foram então divididos em cinco grupos com média de 6 a 8 por grupo. A partir daí escolheu-se ao acaso, cinco áreas do rio no sentido Norte-Sul, para a realização das análises. Avaliaram-se características referentes ao solo, além da caracterização das espécies vegetais predominantes nas áreas de mata ciliar e a presença de resíduos sólidos inorgânicos na superfície do solo das regiões avaliadas. A algaroba esteve presente em todas as áreas visitadas, algumas vezes dominando totalmente os terrenos e possivelmente impedindo a propagação de outras espécies. Os solos praticamente não apresentaram cobertura vegetal e quando apresentaram, esta foi considerada pobre e insuficiente para protegê-lo dos efeitos erosivos do sol e da chuva. Todas as áreas avaliadas apresentaram problemas com relação à deposição de resíduos sólidos inorgânicos, compactação do solo, e deficiência de vegetação na zona de mata ciliar, evidenciando a ação antrópica negativa ao longo das margens do rio.

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