Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PLATÃO E A MÚSICA (MOUSIKÉ) FORMADORA

Palavra-chaves: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ENSINO MÉDIO, FILOSOFIA Momento de Intervivência (MO) Momento Intervivência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8250
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "PLATÃO E A MÚSICA (MOUSIKÉ) FORMADORA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste no relato de experiência do trabalho de campo desenvolvido durante o Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (GONZAGA; MELO, 2013), no decorrer dos anos letivos de 2013 e 2014, tendo como principal objetivo a aplicação de procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. O referido projeto de extensão foi desenvolvido, tendo como foco, o uso dos textos filosóficos dos filósofos antigos, sem perder de vista os aspectos e os problemas enfrentados na disciplina dentro das escolas. No desenvolver do projeto, foi possível constatar as inúmeras dificuldades enfrentadas pela Filosofia no âmbito escolar, mais precisamente, no ensino médio. Entretanto, como se tratava de uma pesquisa de duplo caráter – bibliográfico e prático –, os dados referentes à questão que norteou a nossa investigação sobre Platão e a Música (Mousiké) Formadora, foram coletados através de leituras, fichamentos e estudos dirigidos de diversos pesquisadores que se preocupam com a prática do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Para tanto, além da leitura de fundamentação teórica, elaboramos um suposto procedimento metodológico para o ensino de Filosofia no ensino médio tendo como base a proposta metodológica apresentada por Elizabete Melo (2013)."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ENSINO MÉDIO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_12_15_56_idinscrito_106_2e0d1e3d3e8f608b1fe78d30bffa5199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BRUNO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BRUNO"
    "autor_email" => "rb-silva1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8250
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "PLATÃO E A MÚSICA (MOUSIKÉ) FORMADORA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste no relato de experiência do trabalho de campo desenvolvido durante o Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (GONZAGA; MELO, 2013), no decorrer dos anos letivos de 2013 e 2014, tendo como principal objetivo a aplicação de procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. O referido projeto de extensão foi desenvolvido, tendo como foco, o uso dos textos filosóficos dos filósofos antigos, sem perder de vista os aspectos e os problemas enfrentados na disciplina dentro das escolas. No desenvolver do projeto, foi possível constatar as inúmeras dificuldades enfrentadas pela Filosofia no âmbito escolar, mais precisamente, no ensino médio. Entretanto, como se tratava de uma pesquisa de duplo caráter – bibliográfico e prático –, os dados referentes à questão que norteou a nossa investigação sobre Platão e a Música (Mousiké) Formadora, foram coletados através de leituras, fichamentos e estudos dirigidos de diversos pesquisadores que se preocupam com a prática do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Para tanto, além da leitura de fundamentação teórica, elaboramos um suposto procedimento metodológico para o ensino de Filosofia no ensino médio tendo como base a proposta metodológica apresentada por Elizabete Melo (2013)."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ENSINO MÉDIO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_12_15_56_idinscrito_106_2e0d1e3d3e8f608b1fe78d30bffa5199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BRUNO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BRUNO"
    "autor_email" => "rb-silva1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência do trabalho de campo desenvolvido durante o Projeto de Extensão Filosofia Antiga no Ensino Médio (GONZAGA; MELO, 2013), no decorrer dos anos letivos de 2013 e 2014, tendo como principal objetivo a aplicação de procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. O referido projeto de extensão foi desenvolvido, tendo como foco, o uso dos textos filosóficos dos filósofos antigos, sem perder de vista os aspectos e os problemas enfrentados na disciplina dentro das escolas. No desenvolver do projeto, foi possível constatar as inúmeras dificuldades enfrentadas pela Filosofia no âmbito escolar, mais precisamente, no ensino médio. Entretanto, como se tratava de uma pesquisa de duplo caráter – bibliográfico e prático –, os dados referentes à questão que norteou a nossa investigação sobre Platão e a Música (Mousiké) Formadora, foram coletados através de leituras, fichamentos e estudos dirigidos de diversos pesquisadores que se preocupam com a prática do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Para tanto, além da leitura de fundamentação teórica, elaboramos um suposto procedimento metodológico para o ensino de Filosofia no ensino médio tendo como base a proposta metodológica apresentada por Elizabete Melo (2013).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.