O JOGO COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NAS AULAS DE LE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82495 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "O JOGO COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NAS AULAS DE LE" "resumo" => """ ALUNOS QUE POSSUEM BAIXA VISÃO REQUEREM UM CUIDADO E ATENÇÃO ESPECÍFICA QUE POSSAM GARANTIR \r\n MELHORES RESULTADOS EM RELAÇÃO AO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PENSANDO NISSO, TEMOS O JOGO COMO \r\n UMA ATIVIDADE INCLUSIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA – ELE QUE PROCURA REALIZAR O PROCESSO DE \r\n INCLUSÃO. DESTE MODO, TEMOS COMO OBJETIVOS PARA ESTE TRABALHO: A) DESENVOLVER E APLICAR UMA ATIVIDADE \r\n LÚDICA (JOGO DE TABULEIRO) PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO; B) APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE \r\n PROCESSO; C) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. \r\n RESPALDADOS NOS ESTUDOS DE VAZ (2007), PESSOA (2012), BRASIL (2007) E ROMAGNOLLI & ROSS (2008). \r\n DESENVOLVEMOS PARA TAL, UM TRABALHO SEM SALA DE AULA REGULAR E APLICAMOS UM JOGO ESPECÍFICO PARA \r\n ALUNOS DA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA QUE PUDESSEM ATENDER AS SUAS NECESSIDADES E REALIZAR \r\n UM TRABALHO INCLUSIVO. COM RESPEITO AO PERCURSO METODOLÓGICO, ESTE SE DELIMITA A UMA PESQUISA COMO \r\n QUALITATIVA EXPLICATIVA DE DESENHO EXPERIMENTAL PURO. COMO RESULTADOS OBTIDOS PODEMOS PERCEBER QUE \r\n POR MEIO DA APLICAÇÃO DO JOGO, HOUVE MAIOR INTERESSE E AS DIFICULDADES FORAM SANADAS, HAVENDO UMA \r\n MAIOR ACEITAÇÃO EM RELAÇÃO A ATIVIDADE E INTERAÇÃO COM A AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA, BAIXA VISÃO, LÚDICO, PROPOSTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID8348_01052021222619.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82495 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "O JOGO COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NAS AULAS DE LE" "resumo" => """ ALUNOS QUE POSSUEM BAIXA VISÃO REQUEREM UM CUIDADO E ATENÇÃO ESPECÍFICA QUE POSSAM GARANTIR \r\n MELHORES RESULTADOS EM RELAÇÃO AO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PENSANDO NISSO, TEMOS O JOGO COMO \r\n UMA ATIVIDADE INCLUSIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA – ELE QUE PROCURA REALIZAR O PROCESSO DE \r\n INCLUSÃO. DESTE MODO, TEMOS COMO OBJETIVOS PARA ESTE TRABALHO: A) DESENVOLVER E APLICAR UMA ATIVIDADE \r\n LÚDICA (JOGO DE TABULEIRO) PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO; B) APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE \r\n PROCESSO; C) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. \r\n RESPALDADOS NOS ESTUDOS DE VAZ (2007), PESSOA (2012), BRASIL (2007) E ROMAGNOLLI & ROSS (2008). \r\n DESENVOLVEMOS PARA TAL, UM TRABALHO SEM SALA DE AULA REGULAR E APLICAMOS UM JOGO ESPECÍFICO PARA \r\n ALUNOS DA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA QUE PUDESSEM ATENDER AS SUAS NECESSIDADES E REALIZAR \r\n UM TRABALHO INCLUSIVO. COM RESPEITO AO PERCURSO METODOLÓGICO, ESTE SE DELIMITA A UMA PESQUISA COMO \r\n QUALITATIVA EXPLICATIVA DE DESENHO EXPERIMENTAL PURO. COMO RESULTADOS OBTIDOS PODEMOS PERCEBER QUE \r\n POR MEIO DA APLICAÇÃO DO JOGO, HOUVE MAIOR INTERESSE E AS DIFICULDADES FORAM SANADAS, HAVENDO UMA \r\n MAIOR ACEITAÇÃO EM RELAÇÃO A ATIVIDADE E INTERAÇÃO COM A AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA, BAIXA VISÃO, LÚDICO, PROPOSTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID8348_01052021222619.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }