Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EGRESSO PENITENCIÁRIO, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, EJA, , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82395
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 3248
    "titulo" => """
      ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS EGRESSOS \r\n
      PENITENCIÁRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO PROCESSOS SUGESTIVOS CUJO INTUITO PRIMORDIAL É INCENTIVAR O ESTUDANTE EM PARTICIPAR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS COM\r\n
      ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PRINCIPALMENTE ONDE HÁ CONTEÚDOS QUE ESTEJA INSERIDO NO COTIDIANO DO ALUNO, QUANTO MAIS O ALUNO SE ENVOLVE COM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAIOR SERÁ SUA PARTICIPAÇÃO PERANTE AOS INTEGRANTES DA CLASSE, POSSIBILITANDO ASSIM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO VISA DEMONSTRAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO QUE MELHORA O APROVEITAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. ALÉM DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES AOS EDUCANDOS COM BASE NO SEU COTIDIANO, CONSTATAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESCREVER AS PRINCIPAIS ATIVIDADES COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O\r\n
      DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DO ENSINO E AVERIGUAR SE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO, EMOCIONAL E\r\n
      COGNITIVO DESSES EGRESSOS PENITENCIÁRIOS. A PARTIR DA METODOLOGIA DA PESQUISA BASEIA-SE NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL UMA VEZ QUE ELA NÃO MANIPULA VARIÁVEL, MAS REALIZA O ESTUDO DO FENÔMENO NO SEU ESTADO REAL, NATURAL, ASSIM COMO ESTÁ NO MOMENTO DA PESQUISA, COM ENFOQUE MISTO QUANTI-QUALITATIVO, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO, CUJO FOCO PRINCIPAL FOI COLETAR E AVALIAR DADOS, A FIM DE INSERIR CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA DA PESQUISA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE: SEGUNDO OS ALUNOS AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO, CONTRIBUI NO ENRIQUECIMENTO, ELES RESPONDERAM QUE SEMPRE CONTRIBUI, MAS EM OUTRA SITUAÇÃO, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, HOUVE UMA IGUALDADE NAS RESPOSTAS QUE AFIRMARAM QUE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO IMPORTANTES PARA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM COMO RESPOSTAS DOS ALUNOS, OS MESMOS RELATARAM QUE QUASE SEMPRE É SEM IMPORTÂNCIA ESSAS ATIVIDADES CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FINALMENTE O ESTUDO EVIDENCIA QUE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODE-SE COMPREENDER QUE PRODUZ EFEITOS POSITIVOS CONTRIBUINDO PARA AGREGAR VALORES E COMPREENSÃO DA ÉTICA E MORAL AOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS DO EJA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EGRESSO PENITENCIÁRIO, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, EJA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID3248_28072021184424.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JACIRA OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JACIRA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jacira.mcp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82395
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 3248
    "titulo" => """
      ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS EGRESSOS \r\n
      PENITENCIÁRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO PROCESSOS SUGESTIVOS CUJO INTUITO PRIMORDIAL É INCENTIVAR O ESTUDANTE EM PARTICIPAR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS COM\r\n
      ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PRINCIPALMENTE ONDE HÁ CONTEÚDOS QUE ESTEJA INSERIDO NO COTIDIANO DO ALUNO, QUANTO MAIS O ALUNO SE ENVOLVE COM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAIOR SERÁ SUA PARTICIPAÇÃO PERANTE AOS INTEGRANTES DA CLASSE, POSSIBILITANDO ASSIM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO VISA DEMONSTRAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO QUE MELHORA O APROVEITAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. ALÉM DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES AOS EDUCANDOS COM BASE NO SEU COTIDIANO, CONSTATAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESCREVER AS PRINCIPAIS ATIVIDADES COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O\r\n
      DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DO ENSINO E AVERIGUAR SE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO, EMOCIONAL E\r\n
      COGNITIVO DESSES EGRESSOS PENITENCIÁRIOS. A PARTIR DA METODOLOGIA DA PESQUISA BASEIA-SE NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL UMA VEZ QUE ELA NÃO MANIPULA VARIÁVEL, MAS REALIZA O ESTUDO DO FENÔMENO NO SEU ESTADO REAL, NATURAL, ASSIM COMO ESTÁ NO MOMENTO DA PESQUISA, COM ENFOQUE MISTO QUANTI-QUALITATIVO, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO, CUJO FOCO PRINCIPAL FOI COLETAR E AVALIAR DADOS, A FIM DE INSERIR CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA DA PESQUISA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE: SEGUNDO OS ALUNOS AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO, CONTRIBUI NO ENRIQUECIMENTO, ELES RESPONDERAM QUE SEMPRE CONTRIBUI, MAS EM OUTRA SITUAÇÃO, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, HOUVE UMA IGUALDADE NAS RESPOSTAS QUE AFIRMARAM QUE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO IMPORTANTES PARA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM COMO RESPOSTAS DOS ALUNOS, OS MESMOS RELATARAM QUE QUASE SEMPRE É SEM IMPORTÂNCIA ESSAS ATIVIDADES CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FINALMENTE O ESTUDO EVIDENCIA QUE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODE-SE COMPREENDER QUE PRODUZ EFEITOS POSITIVOS CONTRIBUINDO PARA AGREGAR VALORES E COMPREENSÃO DA ÉTICA E MORAL AOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS DO EJA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EGRESSO PENITENCIÁRIO, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, EJA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID3248_28072021184424.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JACIRA OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JACIRA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jacira.mcp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO PROCESSOS SUGESTIVOS CUJO INTUITO PRIMORDIAL É INCENTIVAR O ESTUDANTE EM PARTICIPAR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PRINCIPALMENTE ONDE HÁ CONTEÚDOS QUE ESTEJA INSERIDO NO COTIDIANO DO ALUNO, QUANTO MAIS O ALUNO SE ENVOLVE COM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAIOR SERÁ SUA PARTICIPAÇÃO PERANTE AOS INTEGRANTES DA CLASSE, POSSIBILITANDO ASSIM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO VISA DEMONSTRAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO QUE MELHORA O APROVEITAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. ALÉM DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES AOS EDUCANDOS COM BASE NO SEU COTIDIANO, CONSTATAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESCREVER AS PRINCIPAIS ATIVIDADES COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DO ENSINO E AVERIGUAR SE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO, EMOCIONAL E COGNITIVO DESSES EGRESSOS PENITENCIÁRIOS. A PARTIR DA METODOLOGIA DA PESQUISA BASEIA-SE NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL UMA VEZ QUE ELA NÃO MANIPULA VARIÁVEL, MAS REALIZA O ESTUDO DO FENÔMENO NO SEU ESTADO REAL, NATURAL, ASSIM COMO ESTÁ NO MOMENTO DA PESQUISA, COM ENFOQUE MISTO QUANTI-QUALITATIVO, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO, CUJO FOCO PRINCIPAL FOI COLETAR E AVALIAR DADOS, A FIM DE INSERIR CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA DA PESQUISA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS RESULTADOS DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE: SEGUNDO OS ALUNOS AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO, CONTRIBUI NO ENRIQUECIMENTO, ELES RESPONDERAM QUE SEMPRE CONTRIBUI, MAS EM OUTRA SITUAÇÃO, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, HOUVE UMA IGUALDADE NAS RESPOSTAS QUE AFIRMARAM QUE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO IMPORTANTES PARA ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM COMO RESPOSTAS DOS ALUNOS, OS MESMOS RELATARAM QUE QUASE SEMPRE É SEM IMPORTÂNCIA ESSAS ATIVIDADES CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FINALMENTE O ESTUDO EVIDENCIA QUE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODE-SE COMPREENDER QUE PRODUZ EFEITOS POSITIVOS CONTRIBUINDO PARA AGREGAR VALORES E COMPREENSÃO DA ÉTICA E MORAL AOS ALUNOS EGRESSOS PENITENCIÁRIOS DO EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.