Este artigo objetiva socializar experiências sobre alguns entraves e as possibilidades de aprendizagens com crianças do Ensino Fundamental I na rede Municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN, dando ênfase as ações desenvolvidas no projeto o Desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos, que trabalha a alfabetização considerando a tríade oralidade/leitura/escrita. Assim, socializa práticas de ensino, que no decorrer de quatro anos (duração do projeto), tem facilitado a aprendizagem das crianças atendidas. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de alfabetização em sua compreensão ampla. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no projeto desafio, como os diagnósticos aplicados em três momentos do ano letivo, os atendimentos individuais realizados com uma criança, inserida em uma turma que vem sendo acompanhada desde o ano de 2012, além do trabalho realizado no coletivo em sala de aula. Os resultados, ainda parciais, apontam as possibilidades de avanços da aprendizagem na alfabetização da aluna através do trabalho semanal desenvolvido pela bolsista por meio dos atendimentos individuais com atividades diversificadas e desafiadoras, planejadas com vistas ao desenvolvimento da tríade oralidade/leitura/escrita, além do uso das novas tecnologias (Notebook e tablet) o que permite a aprendizagem através da aproximação da criança com o mundo virtual.