Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO

Palavra-chaves: LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONCEPÇÕES DE LEITURA Comunicação Oral (CO) Mediação de leitura na Educação Básica
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8217
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => "O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONCEPÇÕES DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_09_2014_15_33_54_idinscrito_126_426117ead4c40968f9ffd8f183bcf53c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LARICE LOPES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARICE"
    "autor_email" => "laricediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN- CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8217
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => "O PEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA: ANALISANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 3º ANO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONCEPÇÕES DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_09_2014_15_33_54_idinscrito_126_426117ead4c40968f9ffd8f183bcf53c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LARICE LOPES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARICE"
    "autor_email" => "laricediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN- CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo, observar as concepções, estratégias e práticas de leitura em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram por meio de observação de aula e aplicação de um questionário para a docente e para alguns alunos. Essa metodologia de coleta de dados está de acordo com a abordagem das pesquisas bibliográficas. As discursões teóricas estão assentadas em autores que discutem a leitura, suas concepções, práticas e estratégias: Freire (2008), Kock e Elias (2009), Martins (2007), Kleiman (2008), Solé (2008) e Villardi (1999). Essa pesquisas foi importante pelo fato de ampliar o conhecimento em relação a concepções, estratégias e formas de conceber os exercícios de leitura assim como acompanhar, na prática, suas implementações. As análises dos dados evidenciou que a docente segue uma linha de estratégias bem dinâmica, nunca deixando suas aulas cair na monotonia, pois traz sempre textos diversificados para ler e discutir, fazendo com quer as crianças obtenham o prazer e o gosto pela leitura de maneira significativa, aguçando seu olhar e sua interpretação nas histórias, contos, poesias e literatura que é seu foco principal. Percebemos que os discentes interpretam e leem razoavelmente, levando a conclusão que a docente sabe a importância da leitura para a vida dessas crianças e faz jus a seu papel de construir seres leitores e não apenas decodificadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.