Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA

Palavra-chaves: ESCOLA., INCLUSÃO., TECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8187
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 331
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo sob o título Novas Tecnologias: paradigma entre inclusão digital e analfabetismo digital na escola, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação das novas tecnológicas com o cotidiano escolar na atualidade educacional catoleense - paraibana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)"
    "palavra_chave" => "ESCOLA., INCLUSÃO., TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_15_26_28_idinscrito_406_8617963df4636790f556e4b65b59fa24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS"
    "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8187
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 331
    "inscrito_id" => 406
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS: PARADIGMA ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo sob o título Novas Tecnologias: paradigma entre inclusão digital e analfabetismo digital na escola, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação das novas tecnológicas com o cotidiano escolar na atualidade educacional catoleense - paraibana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)"
    "palavra_chave" => "ESCOLA., INCLUSÃO., TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_15_26_28_idinscrito_406_8617963df4636790f556e4b65b59fa24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE VIEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE DANTAS"
    "autor_email" => "maelidantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO: Este artigo sob o título Novas Tecnologias: paradigma entre inclusão digital e analfabetismo digital na escola, insere-se no âmbito de uma pesquisa bem como de uma revisão de literatura de caráter bibliográfico descritivo e cuja preocupação maior foi descrever qualitativamente os dados, de forma a rejeitar a quantificação, e, portanto, procurar entender o fenômeno em sua especificidade. Pretendeu-se a analisar a importância da utilização das mídias e recursos tecnológicos dentro da sala de aula do 6°, 7°, 8° e 9° matutino do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Enfatizando a importância de novos recursos tecnológicos na escola, bem como, discutir sobre os desafios da educação entre diferentes gerações. O questionário demorou cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido. A aplicação da pesquisa se dividiu em três etapas distintas. A primeira caracterizou-se pelo diálogo entre os pesquisadores (as) que aqui relatam e os pesquisados para explanação. A segunda parte evidenciou-se para a análise das respostas dadas pelos pesquisados e a avaliação das mesmas, que serão relatadas mais adiante. A pesquisa acima mencionada foi feita no período do dia 10 de julho de 2014 a 20 de julho de 2014. Os pesquisados deveriam responder os questionamentos de cunho pessoal de forma sincera e objetiva, os mesmos foram questionados individualmente. Por fim, a terceira etapa da pesquisa foi dedicada à elaboração deste artigo, no qual procuramos exibir o resultado do questionário dos pesquisadores junto às pessoas selecionadas, os discentes por rendimento escolar, e os docentes por lecionar na série/ano escolhido para estudo, tendo assim a oportunidade de expor parcialmente os conhecimentos obtidos, bem como na pesquisa; e o registro das impressões causadas pela mesma na nossa vida pessoal e profissional, pois tudo que assimilamos nesse espaço de aprendizagem foi e será importante, haja vista que para o ser humano há sempre ideias a buscar onde se faz necessário um somatório positivo de conhecimento e o nosso está começando para alcançarmos o que mais se deseja: nossa profissionalização em parceria de uma reflexão crítica e eficaz sobre a situação das novas tecnológicas com o cotidiano escolar na atualidade educacional catoleense - paraibana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.