Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR, DEFICIÊNCIA VISUAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PSICOPEDAGOGIA, Comunicação Oral (CO) AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS CAMINHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE, PRINCIPALMENTE AOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR QUE ACOLHEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. DESTA FORMA ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR COMO O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO CONTRIBUI COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE POSSUEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SE PROPÕEM A EVIDENCIAR A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES E DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA BÁSICA E CUNHO EXPLORATÓRIO. AS INFORMAÇÕES FORAM CATEGORIZADAS E AVERIGUADAS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE, O PROFESSOR QUE PARTICIPA DOS CURSOS FORMATIVOS MOSTRA-SE MAIS RESPONSÁVEL COMO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, ASSIM COMO, EXPRESSA UMA VISÃO BIOPSICOSSOCIAL POTENCIALIZANDO OS CAMINHOS PARA QUE A INCLUSÃO DOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR SEJA SIGNIFICATIVA, INTEGRADA E ALCANÇÁVEL.

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