Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FILOSOFIA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS Comunicação Oral (CO) Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8163
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_10_59_58_idinscrito_574_647a4f2bc35d624d16553c6d6d026088.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR FABRÍCIO ALEXANDRE SALES"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR FABRÍCIO"
    "autor_email" => "victorfabricio22@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8163
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_10_59_58_idinscrito_574_647a4f2bc35d624d16553c6d6d026088.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR FABRÍCIO ALEXANDRE SALES"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR FABRÍCIO"
    "autor_email" => "victorfabricio22@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.