Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY: PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, PRODUÇÃO TEXTUAL, SALA DE AULA, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81577
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2968
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "“NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY: PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "DIANTE DA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, SURGE A REFLEXÃO DE COMO TORNAR A LEITURA DE UM LIVRO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A TROCA DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POSSIBILITOU CONSTATAR QUE A LEITURA LITERÁRIA NÃO É ATRATIVA, NÃO PERTENCE AO UNIVERSO DESSES ADOLESCENTES, QUE MUITAS VEZES SÓ ACONTECE POR MEIO DA OBRIGATORIEDADE. ESSE TEXTO DESCREVE UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O LIVRO “NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY. PASSAMOS POR ALGUMAS ETAPAS COMO: SONDAGEM SOBRE O QUE ESPERAVAM DA OBRA, LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE AULA, LEITURA INDIVIDUAL DE ALGUNS CAPÍTULOS, RODA DE CONVERSA E UMA PRODUÇÃO TEXTUAL APRESENTADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS OU NO APLICATIVO GACHA LIFE. ESSA EXPERIMENTAÇÃO TAMBÉM VISOU ENVOLVER A UTILIZAÇÃO DE RECURSO VISUAL, JÁ QUE OS ALUNOS IRIAM EXPOR PARA A TURMA A SUA FORMA DE VER O TEXTO NÃO SÓ COM PALAVRAS, MAS COM O DESENHO PRODUZIDO NA HQ OU NO VÍDEO DO APLICATIVO. ALÉM DISSO, SERIA UMA ESTRATÉGIA PARA USAR O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. ESSA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA SE FUNDAMENTA AO QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2018), COSSON (2014), CAFIERO (2010) E OLIVEIRA (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PRODUÇÃO TEXTUAL, SALA DE AULA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID5205_05112021200242.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81577
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2968
    "inscrito_id" => 5205
    "titulo" => "“NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY: PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "DIANTE DA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, SURGE A REFLEXÃO DE COMO TORNAR A LEITURA DE UM LIVRO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A TROCA DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POSSIBILITOU CONSTATAR QUE A LEITURA LITERÁRIA NÃO É ATRATIVA, NÃO PERTENCE AO UNIVERSO DESSES ADOLESCENTES, QUE MUITAS VEZES SÓ ACONTECE POR MEIO DA OBRIGATORIEDADE. ESSE TEXTO DESCREVE UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O LIVRO “NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY. PASSAMOS POR ALGUMAS ETAPAS COMO: SONDAGEM SOBRE O QUE ESPERAVAM DA OBRA, LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE AULA, LEITURA INDIVIDUAL DE ALGUNS CAPÍTULOS, RODA DE CONVERSA E UMA PRODUÇÃO TEXTUAL APRESENTADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS OU NO APLICATIVO GACHA LIFE. ESSA EXPERIMENTAÇÃO TAMBÉM VISOU ENVOLVER A UTILIZAÇÃO DE RECURSO VISUAL, JÁ QUE OS ALUNOS IRIAM EXPOR PARA A TURMA A SUA FORMA DE VER O TEXTO NÃO SÓ COM PALAVRAS, MAS COM O DESENHO PRODUZIDO NA HQ OU NO VÍDEO DO APLICATIVO. ALÉM DISSO, SERIA UMA ESTRATÉGIA PARA USAR O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. ESSA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA SE FUNDAMENTA AO QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2018), COSSON (2014), CAFIERO (2010) E OLIVEIRA (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PRODUÇÃO TEXTUAL, SALA DE AULA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID5205_05112021200242.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA CORDEIRO"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DIANTE DA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, SURGE A REFLEXÃO DE COMO TORNAR A LEITURA DE UM LIVRO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A TROCA DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POSSIBILITOU CONSTATAR QUE A LEITURA LITERÁRIA NÃO É ATRATIVA, NÃO PERTENCE AO UNIVERSO DESSES ADOLESCENTES, QUE MUITAS VEZES SÓ ACONTECE POR MEIO DA OBRIGATORIEDADE. ESSE TEXTO DESCREVE UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O LIVRO “NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY. PASSAMOS POR ALGUMAS ETAPAS COMO: SONDAGEM SOBRE O QUE ESPERAVAM DA OBRA, LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE AULA, LEITURA INDIVIDUAL DE ALGUNS CAPÍTULOS, RODA DE CONVERSA E UMA PRODUÇÃO TEXTUAL APRESENTADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS OU NO APLICATIVO GACHA LIFE. ESSA EXPERIMENTAÇÃO TAMBÉM VISOU ENVOLVER A UTILIZAÇÃO DE RECURSO VISUAL, JÁ QUE OS ALUNOS IRIAM EXPOR PARA A TURMA A SUA FORMA DE VER O TEXTO NÃO SÓ COM PALAVRAS, MAS COM O DESENHO PRODUZIDO NA HQ OU NO VÍDEO DO APLICATIVO. ALÉM DISSO, SERIA UMA ESTRATÉGIA PARA USAR O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. ESSA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA SE FUNDAMENTA AO QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2018), COSSON (2014), CAFIERO (2010) E OLIVEIRA (2010).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.