RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80603 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 7447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A MONITORIA ACADÊMICA VISA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AOS DISCENTES POR MEIO DE EXPERIÊNCIA DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE O ALUNADO. A DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA FAZ PARTE DO CICLO COMUM DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE, SENDO BASE PARA O ENTENDIMENTO SOBRE O CORPO, SEU FUNCIONAMENTO E ADOECIMENTO. O PRESENTE ESTUDO SE TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19 NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. O PROGRAMA DE MONITORIA FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA POR MEIO DA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS. EM MEIO ÀS DIFICULDADES DEVIDO AO NOVO MODELO DE ESTUDO, ACESSO À INTERNET, DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DIFERENTE PÓS-AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE UM PEQUENO NÚMERO DE ALUNOS CONSEGUIU PARTICIPAR DE TODOS OS ENCONTROS DA MONITORIA. ENTRETANTO, OS ALUNOS PARTICIPANTES SE MOSTRARAM MOTIVADOS, PARTICIPATIVOS E SATISFEITOS COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA MONITORA TAIS QUAIS GINCANA, JOGOS VIRTUAIS E DISCUSSÕES EM GRUPO. APESAR DE A DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA FAZER PARTE DO CONHECIMENTO DE BASE DE TODO ACADÊMICO DA ÁREA SAÚDE, ELA É VISTA POR PARTE DOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA COMPLEXA, DIFÍCIL E QUE O IMPORTANTE É MEMORIZAR AS ESTRUTURAS ANATÔMICAS. SENDO ASSIM, AS ATIVIDADES DE MONITORIA ALIADA ÀS AULAS DA DOCENTE, RECURSOS LÚDICOS, DIDÁTICOS E COM APLICAÇÕES DE CASOS CLÍNICOS, AJUDARAM A PROPORCIONAR MAIS INTERESSE DOS ALUNOS PARA A DISCIPLINA E REDUZIR AS DIFICULDADES RELACIONADAS AO FORMATO DO ENSINO REMOTO DE ANATOMIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ANATOMIA HUMANA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID8977_29072021181856.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_email" => "denisesouzasantos@hotmail" "autor_ies" => "ESTÁCIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80603 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 7447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A MONITORIA ACADÊMICA VISA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AOS DISCENTES POR MEIO DE EXPERIÊNCIA DE TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE O ALUNADO. A DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA FAZ PARTE DO CICLO COMUM DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE, SENDO BASE PARA O ENTENDIMENTO SOBRE O CORPO, SEU FUNCIONAMENTO E ADOECIMENTO. O PRESENTE ESTUDO SE TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19 NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. O PROGRAMA DE MONITORIA FOI DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA POR MEIO DA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS. EM MEIO ÀS DIFICULDADES DEVIDO AO NOVO MODELO DE ESTUDO, ACESSO À INTERNET, DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DIFERENTE PÓS-AULA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE UM PEQUENO NÚMERO DE ALUNOS CONSEGUIU PARTICIPAR DE TODOS OS ENCONTROS DA MONITORIA. ENTRETANTO, OS ALUNOS PARTICIPANTES SE MOSTRARAM MOTIVADOS, PARTICIPATIVOS E SATISFEITOS COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA MONITORA TAIS QUAIS GINCANA, JOGOS VIRTUAIS E DISCUSSÕES EM GRUPO. APESAR DE A DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA FAZER PARTE DO CONHECIMENTO DE BASE DE TODO ACADÊMICO DA ÁREA SAÚDE, ELA É VISTA POR PARTE DOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA COMPLEXA, DIFÍCIL E QUE O IMPORTANTE É MEMORIZAR AS ESTRUTURAS ANATÔMICAS. SENDO ASSIM, AS ATIVIDADES DE MONITORIA ALIADA ÀS AULAS DA DOCENTE, RECURSOS LÚDICOS, DIDÁTICOS E COM APLICAÇÕES DE CASOS CLÍNICOS, AJUDARAM A PROPORCIONAR MAIS INTERESSE DOS ALUNOS PARA A DISCIPLINA E REDUZIR AS DIFICULDADES RELACIONADAS AO FORMATO DO ENSINO REMOTO DE ANATOMIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ANATOMIA HUMANA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID8977_29072021181856.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_email" => "denisesouzasantos@hotmail" "autor_ies" => "ESTÁCIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }