PEDAGOGIA FEMINISTA: REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80489 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1377 "inscrito_id" => 5182 "titulo" => "PEDAGOGIA FEMINISTA: REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DO PROJETO DE PESQUISA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM PEDAGOGIA QUE TEM COMO OBJETIVO FAZER UM RESGATE E REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA FEMINISTA INVESTIGANDO QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES FEMINISTAS DE EDUCAÇÃO E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR – DESDE A FORMAÇÃO DOCENTE ATÉ A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARA A FORMAÇÃO HUMANA BEM COMO ANALISAR QUAL O DISTANCIAMENTO OU APROXIMAÇÃO ENTRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E TAIS CONCEPÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, CONTA COM CONSULTAS À DIVERSOS AUTORES DE REFERÊNCIA NOS TEMAS DE CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE COMO LOURO (2014), SILVA (2005), FREIRE (1987) E OCHOA (2007). A PARTIR DAS LEITURAS E REFLEXÕES INICIAIS, ENTENDENDO A PEDAGOGIA FEMINISTA COMO PARTE DA MATRIZ DA EDUCAÇÃO POPULAR E DENTRO DAS CONCEPÇÕES PROGRESSISTAS DE EDUCAÇÃO, ESTA PEDAGOGIA SE MOSTRA COM UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A LIBERDADE E PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DAS DIVERSIDADES SOCIAIS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE QUEBRAR COM OS PARADIGMAS NORMATIVOS IMPOSTOS SOCIALMENTE E QUE SE ACABAM POR SEREM REFLETIDOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E HÁ TEMPOS EXCLUEM PESSOAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FEMINISMO, PEDAGOGIA FEMINISTA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA105_ID3838_28072021125045.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PEREIRA LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA LIMA" "autor_email" => "julianalimapls12@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80489 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1377 "inscrito_id" => 5182 "titulo" => "PEDAGOGIA FEMINISTA: REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DO PROJETO DE PESQUISA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM PEDAGOGIA QUE TEM COMO OBJETIVO FAZER UM RESGATE E REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA FEMINISTA INVESTIGANDO QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES FEMINISTAS DE EDUCAÇÃO E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR – DESDE A FORMAÇÃO DOCENTE ATÉ A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARA A FORMAÇÃO HUMANA BEM COMO ANALISAR QUAL O DISTANCIAMENTO OU APROXIMAÇÃO ENTRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E TAIS CONCEPÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, CONTA COM CONSULTAS À DIVERSOS AUTORES DE REFERÊNCIA NOS TEMAS DE CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE COMO LOURO (2014), SILVA (2005), FREIRE (1987) E OCHOA (2007). A PARTIR DAS LEITURAS E REFLEXÕES INICIAIS, ENTENDENDO A PEDAGOGIA FEMINISTA COMO PARTE DA MATRIZ DA EDUCAÇÃO POPULAR E DENTRO DAS CONCEPÇÕES PROGRESSISTAS DE EDUCAÇÃO, ESTA PEDAGOGIA SE MOSTRA COM UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A LIBERDADE E PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DAS DIVERSIDADES SOCIAIS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE QUEBRAR COM OS PARADIGMAS NORMATIVOS IMPOSTOS SOCIALMENTE E QUE SE ACABAM POR SEREM REFLETIDOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E HÁ TEMPOS EXCLUEM PESSOAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FEMINISMO, PEDAGOGIA FEMINISTA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA105_ID3838_28072021125045.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PEREIRA LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA LIMA" "autor_email" => "julianalimapls12@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }