APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: OPINIÃO DE DOCENTES DA SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80199 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 954 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: OPINIÃO DE DOCENTES DA SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO" "resumo" => "EM UMA ERA ONDE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS AVANÇAM GRADATIVAMENTE, É PERCEPTÍVEL QUE OS DISCENTES TAMBÉM ACOMPANHAM TAIS MUDANÇAS. ASSIM, UTILIZAR A METODOLOGIA TRADICIONAL COMO AINDA É VISTO EM MUITAS ESCOLAS E NAS PRÁTICAS DOCENTES, É INVIÁVEL FRENTE O CENÁRIO HODIERNO DE DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). ASSIM, O PRESENTE ESTUDO VISOU APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE SEGUE A DEMANDA EM QUE O CONTEXTO SOCIAL CRESCE EXPONENCIALMENTE, EXPLORANDO A POSSIBILIDADE DE MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A IMPLEMENTAÇÃO DESSA PROPOSTA, QUE É ENSINO HÍBRIDO. DESTARTE, FOI PROPOSTO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O QUE É ESTA METODOLOGIA, O CONHECIMENTO SOBRE ELA E AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ENTRE A APLICAÇÃO E OS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DOS DOCENTES ATUANTES NESSAS INSTITUIÇÕES. PARA AVERIGUAÇÃO, INICIALMENTE, FOI SELECIONADO UM CONJUNTO DE ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DE SÃO PAULO. A PARTIR DISTO, A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR DOCENTES DE MATEMÁTICA. O MÉTODO USADO PARA A COLETA DE DADOS FOI A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. A PESQUISA TEM SUA ABORDAGEM QUALI-QUANTI. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, INDICANDO QUE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATUAL, NÃO TEM ATENDIDO A REALIDADE DOS DISCENTES QUE VIVEM NUMA ERA TECNOLÓGICA, DEMONSTRANDO TAMBÉM QUE OS MODELOS DO ENSINO HÍBRIDO MELHORAM OS RESULTADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ADEMAIS, EVIDENCIOU-SE QUE OS DOCENTES POSSUEM UM CONHECIMENTO SUPERFICIAL SOBRE ESTA METODOLOGIA MOSTRANDO-NOS QUE NÃO ESTÁ SENDO DISSEMINADA E EXPLORADA CORRETAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, DOCENTES, APRENDIZAGEM, APLICAÇÃO, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID804_29072021214046.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY KAUANE BOCAIUVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EMILY SOUZA" "autor_email" => "emilybocaiuva@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80199 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 954 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: OPINIÃO DE DOCENTES DA SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO" "resumo" => "EM UMA ERA ONDE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS AVANÇAM GRADATIVAMENTE, É PERCEPTÍVEL QUE OS DISCENTES TAMBÉM ACOMPANHAM TAIS MUDANÇAS. ASSIM, UTILIZAR A METODOLOGIA TRADICIONAL COMO AINDA É VISTO EM MUITAS ESCOLAS E NAS PRÁTICAS DOCENTES, É INVIÁVEL FRENTE O CENÁRIO HODIERNO DE DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). ASSIM, O PRESENTE ESTUDO VISOU APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE SEGUE A DEMANDA EM QUE O CONTEXTO SOCIAL CRESCE EXPONENCIALMENTE, EXPLORANDO A POSSIBILIDADE DE MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A IMPLEMENTAÇÃO DESSA PROPOSTA, QUE É ENSINO HÍBRIDO. DESTARTE, FOI PROPOSTO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O QUE É ESTA METODOLOGIA, O CONHECIMENTO SOBRE ELA E AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ENTRE A APLICAÇÃO E OS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DOS DOCENTES ATUANTES NESSAS INSTITUIÇÕES. PARA AVERIGUAÇÃO, INICIALMENTE, FOI SELECIONADO UM CONJUNTO DE ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DE SÃO PAULO. A PARTIR DISTO, A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR DOCENTES DE MATEMÁTICA. O MÉTODO USADO PARA A COLETA DE DADOS FOI A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS. A PESQUISA TEM SUA ABORDAGEM QUALI-QUANTI. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, INDICANDO QUE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATUAL, NÃO TEM ATENDIDO A REALIDADE DOS DISCENTES QUE VIVEM NUMA ERA TECNOLÓGICA, DEMONSTRANDO TAMBÉM QUE OS MODELOS DO ENSINO HÍBRIDO MELHORAM OS RESULTADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ADEMAIS, EVIDENCIOU-SE QUE OS DOCENTES POSSUEM UM CONHECIMENTO SUPERFICIAL SOBRE ESTA METODOLOGIA MOSTRANDO-NOS QUE NÃO ESTÁ SENDO DISSEMINADA E EXPLORADA CORRETAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, DOCENTES, APRENDIZAGEM, APLICAÇÃO, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID804_29072021214046.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY KAUANE BOCAIUVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EMILY SOUZA" "autor_email" => "emilybocaiuva@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }